Filme Her – História de Amor baseada na Revolução Tecnológica


O filme Her do diretor Spike Jonze, faz uma reflexão sobre o presente e o futuro não muito distante. Hoje mantemos relacionamentos pessoais usando aparatos eletrônicos. Os gadgets já são nossos companheiros durante a maior parte do tempo do nosso dia. Tanto faz se você está no trabalho, em casa ou na rua.

Filme Ela_Spike Jonze

Alguns anos atrás existiam muitas discussões em torno dos assustadores relacionamentos virtuais. Como qualquer outra novidade, aos poucos o tema foi perdendo força e se integrando a realidade social das pessoas. Sendo visto como apenas mais uma forma de relacionamento.

Entre as alternativas mais recentes surgiu o Tinder, aplicativo para smartphones e tablets que permite aos seus usuários se conectarem com outras pessoas por meio da geolocalização. Como descrito em seu slogan: “Tinder é como as pessoas se encontram. É como na vida real, mas melhor”. O app foi citado até pelos atletas dos Jogos Olímpicos de Inverno como alternativa para encontros durante o evento.

Indicado ao Oscar em cinco categorias (Melhor Roteiro Original, Canção Original, Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Filme), Her vai além dos aspectos funcionais da tecnologia e cria um novo debate em torno das relações humanas. Em seu longa, Spike Jonze conta uma história baseada em puro sentimento, onde um escritor solitário, interpretado por Joaquin Phoenix, se apaixona por um sistema operacional dotado de inteligência artificial na voz da atriz Scarlett Johansson.

O filme pode até ser um pouco fantasioso, porém cada dia mais, grande parte da população se sente dependente da tecnologia, que por sua vez, se consolida como protagonista de nossas vidas. Uma das ferramentas mais próximas do sistema operacional que interage com o personagem no filme de Spike Jonze, é o assistente pessoal da Apple chamado Siri, lançado em 2011 com o IPhone 4S.  No seriado The Big Bang Theory, um de seus personagens, seguindo a mesma abordagem de Her, se envolve com a essa funcionalidade.

Dizer que o filme Her é uma boa escolha para ser visto na telona por seu belo roteiro não é uma novidade. Diferente de outros filmes que abordam o relacionamento entre humanos e máquinas (caso seja possível essa comparação), como O Homem Bicentenário (1999), Inteligência Artificial (2001), Minority Report (2002) e Eu Robot (2004), Her se destaca por se aproximar da realidade que nos encontramos hoje.

Além da reflexão entre presente e futuro abordada no filme, sua produção também merece destaque pela fotografia, figurino e trilha sonora. Embora a tecnologia do filme seja avançada, os personagens são estereótipos das décadas de 50/60. Tendo Los Angeles  como base para o romance.

Veja também os Os 10 Comerciais Românticos mais Compartilhados.

Se animou? Her está em cartaz nos cinemas desde a semana passada. Inclua o filme na programação do seu final de semana.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Filme Her – História de Amor baseada na Revolução Tecnológica

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 – Blog PR Newswire | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s