Instagram – Conheça as Diferenças do Selfie em 5 Cidades do Mundo


SelfieCity é um projeto que analisa as diferenças e semelhanças entre autorretratos, em cinco das principais cidades do mundo. Esse estudo vai além de análises convencionais quantitativas como idade e sexo, e revela padrões interessantes entre as pessoas que costumam se auto fotografar.

Selfie Instagram

Em 2013, o dicionário Oxford escolheu a palavra Selfie como a palavra do ano.

Morits Stefaner – especialista em estética da informação e visualização interativa – junto com a sua equipe, analisaram mais de 3.000 Selfies de pessoas no período entre 04 a 12 de dezembro de 2013 em cinco localidades diferentes. Bangcoc, Berlin, Moscow, New York e São Paulo foram as cidades contempladas pelo estudo.

A equipe coletou 656.000 fotos do Instagram. Por meio do Mechanical Turk, serviço da Amazon para tarefas que exigem inteligência humana, essas fotos foram compartilhadas com trabalhadores contratados para filtrarem as imagens Selfies das Não Selfies, e classifica-las por sexo e idade.

Com 640 fotos de cada cidade identificadas como Selfie, o projeto submeteu as imagens em um software de análise facial. Com isso o programa conseguiu identificar o tamanho do rosto em cada foto, grau de inclinação da cabeça, se a pessoa estava sorrindo ou não, entre outros resultados. Com isso o SelfieCity conseguiu obter alguns dados relevantes:

Números Gerais de Selfies no Instagram:

Existem menos Selfies no Instagram do que você imagina. Entre as 300.000 imagens coletadas, apenas de 3% ou 5% são autorretratos.

Segmentação Demográfica – Gênero:

As mulheres são mais adeptas ao Selfie do que os homens. Nas cinco cidades analisadas as mulheres foram identificadas como público majoritário. Em Bangcoc postam 1,3 mais autorretratos que os homens. Em Berlim 1,9. Em Moscou essa superioridade é ainda maior, chegando a 4,6.

Segmentação Demográfica – Faixa etária:

A idade média de idade dos homens que postam Selfies no Instagram é de 30 anos. Embora a tendência seja outra. Quanto mais jovem a pessoa, maior chances ela tem de se auto fotografar. A maioria dos praticantes do Selfie é jovem, com uma idade média de 23,7 anos de idade. Bangcoc tem a média de idade mais baixa, 21 anos. Nova York a mais alta, 25 anos.

Selfie_Brazil Instagram

Curiosidades do público Brasileiro:

Um dado muito curioso para os brasileiros: As mulheres de São Paulo se destacaram no estudo por suas “poses mais extremas”.  Segundo o SelfieCity, as paulistas são mais expressivas e postam fotos mais sensuais que as outras estudadas.

O estudo identificou que a média de inclinação das câmeras entre as mulheres para o Selfie é de 12,3°, colocando-as acima de suas cabeças. Muito superior a esse número, as paulistas levantam a câmera em 16,9°.

Onde estão as pessoas mais felizes:

O SelfieCity também aponta que em Bangcoc e São Paulo estão as pessoas mais felizes.  “Nossa análise de humor revelou que você pode encontrar muitos rostos sorridentes em Bangcoc (0,68 média de pontuação de sorriso) e em São Paulo (0,64)”, diz Stefaner. Na capital russa as pessoas sorriem menos. Média de 0,53 na escala de “pontuação de sorriso”.

Você pode conferir outros resultados do SelfieCity no próprio site do projeto. É possível filtra-los de acordo com sua preferência, permitindo segmentar as características que mais lhe interessam como, por exemplo, dados demográficos, ângulo da câmera da pessoa fotografada e outras características como “sorrindo abertos ou fechados”. Além da possibilidade de  compartilhar os resultados.

O estudo é muito promissor e pretende abranger outras capitais do mundo e outros tipos de Selfies que são praticados, como o de casais.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

3 Responses to Instagram – Conheça as Diferenças do Selfie em 5 Cidades do Mundo

  1. Pingback: Selfies e Fotos de Rosto têm mais Engajamento no Instagram | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Real Time Research│A Copa do Mundo nas Redes Sociais | Blog PR Newswire

  3. Pingback: Retrospectiva 2014 – Blog PR Newswire | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s