Brasil é o sétimo colocado em Ranking de Violência contra Jornalistas


Segundo dados da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e da Organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), desde 2000, cerca de 30 jornalistas foram assassinados no Brasil. Só em 2013, foram seis casos registrados. Atualmente, segundo o Instituto Avante Brasil, o país se encontra na sétima posição do ranking de assassinatos a jornalistas.

Brazilian Journalism

Atualmente, o Brasil passa por um período de grandes manifestações, o que também colabora para o aumento dessas agressões. Segundo informações publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo, desde que as manifestações se iniciaram, em junho de 2013, foram mais de 120 agressões aos profissionais da comunicação.

Mas, como já é de conhecimento, os atos de violência já começaram bem antes dessa onda de manifestações pelo país. Elas vão de ameaças a assassinatos, tornando o trabalho dos profissionais cada vez mais perigoso.

Após o último caso ocorrido, com o cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirante, ferido por um rojão em uma manifestação no Rio de Janeiro, houve uma necessidade maior de discutir políticas de proteção aos profissionais.  Medidas precisam ser pensadas e colocadas em prática, sem que elas restrinjam a liberdade de imprensa e sem que interfiram diretamente nas manifestações organizadas. Elas são constitucionalmente aceitas, contanto que não tenham a intenção de depredar o patrimônio público-privado ou agredir outras pessoas.

Por Larissa Nalin, Pesquisadora de Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Brasil é o sétimo colocado em Ranking de Violência contra Jornalistas

  1. Pingback: Coloque seu Press Release em Contato com Jornalistas | Blog PR Newswire

  2. Pingback: O que é o Marco Civil e o que Muda com sua Aprovação? | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s