3 Dicas: Como Escolher um bom Nome para sua Empresa


Um dos primeiros problemas enfrentados por empreendedores é a escolha de um nome para sua startup. Uma escolha errada pode gerar grandes problemas. Falta de identificação dos clientes. Dificuldade para escrevê-lo. Ou até mesmo, ser parecido com o nome de uma empresa já conhecida. Esses são alguns pontos que acarretariam grandes problemas de marca para o futuro.

Branding_Naming

A revista Entrepreneur oferece dicas e ferramentas para empreendedores.  No início do ano, em seu site, publicou 3 dicas que certamente irão te ajudar na escolha de um nome para sua empresa.

A Entrepreneur convidou Steve Manning, fundador e presidente da agência Igor, especializada em namings e branding, para conversar sobre o assunto.

1.Qual a importância do nome certo?

O nome certo diferencia a sua empresa dos concorrentes, ajuda a construir uma marca forte e estimula a conexão emocional com seus clientes.

Mesmo que o nome certo traga todas essas vantagens, muitas vezes os empreendedores tendem a escolher por alternativas próximas aos seus concorrentes. Steve destaca que a maioria das companhias aéreas tem nomes com referências geográficas: American, Southwest, Northwest, Alaska Airlines, etc.

Como pode dizer que sua empresa oferece algo de novo, se o seu nome dá a impressão de que você é igual a todas as outras companhias?

Um exemplo de diferenciação é a Virgin. O próprio nome já diz que a companhia aérea é diferente e faz com que se sobressaia. Imagine o quanto de dinheiro é economizado em anúncios para dizer que a empresa é diferente. O nome já trouxe esse valor.

2.Alguns pontos que devem ser considerados:

Um bom nome tem significados e associações. Evoca emoções e deve ser de fácil pronuncia.

Existem nomes inventados, como Oreo ou Snapple que além de memoráveis, são divertidos e fáceis de dizer. E existem nomes sugestivos como Virgin e Apple, que criam emoções e imaginação, além de ajudar na criação de um posicionamento.

3.Alguns erros comuns na escolha de um nome para sua marca:

Muitas startups escolhem nomes pensando em ser únicos e extremamente diferentes. Kwkly ou Qwerly são nomes únicos, porém não levam em consideração como o mundo irá percebe-los. Segundo o artigo, um nome deve ser diferente por um bom motivo, e as pessoas devem conseguir soletrá-lo. Um nome difícil de ser pronunciado não será encontrado por seus clientes.

Muitas vezes bons nomes são descartados por seu significado negativo no dicionário. Mas ninguém se preocupa com a definição oficial, desde que seu nome englobe verdadeiramente o que sua marca oferece. Steve dá o exemplo do nome A Chrysler Crossfire, que embora não tenha um bom significado, consegue posicionar o que está sendo oferecido. Soa como um carro que James Bond ou Jason Bourne dirigiriam.

“Curiosidades:

Pesquisadores da Universidade de Princeton descobriram que empresas públicas com códigos de negociação (Tickers) fáceis de pronunciar superam as outras na New York Stock Exchange.

Nomes com sílabas repetitivas (Coca-Cola, Jelly Belly, Lululemon) criam percepções positivas com a marca, de acordo com um estudo publicado no Journal of Marketing.

Faça com que o nome da sua startup, empresa ou projeto, seja simples e gere identificação com seus clientes. Se posicione no mercado utilizando essas dicas para escolha de um bom nome que revele seus valores e diferenciais.

4 Lições de Branding da ‘Neff Headwear’ para empreendedores

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to 3 Dicas: Como Escolher um bom Nome para sua Empresa

  1. caionalves says:

    Excelentes dicas! Caso queira utilizar um ótimo serviço profissional, pode contar com http://www.nomesparaempresas.com.br

    Gostar

  2. Pingback: Retrospectiva 2014 – Blog PR Newswire | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s