Como usar – Vantagens e desvantagens ao escrever com letras itálicas


Ao acessar o seu site de notícias favorito, você costuma se deparar com notícias escritas em fontes itálicas? Provavelmente não. Assim como a mídia impressa, os veículos on-line adotaram os tipos romanos para a sua escrita, já que as versões on-line, geralmente, são a reprodução da realidade no ambiente digital.

nytimes_fonte itálica

Os tipos itálicos são fontes cursivas, caracterizadas por se parecerem a escrita à mão.

No início do mês, o tradicional jornal americano The New York Times, surpreendeu a todos ao disponibilizar sua nova versão online. Entre as novidades podemos destacar os títulos de notícias escritos em itálico do lado esquerdo da página. Segundo o Co.Design – editoria do site Fast Company voltada para os negócios, inovação e design – essa novidade tem o objetivo de direcionar o olhar do leitor para a coluna central do site, onde encontram-se as principais notícias do site.

nytimes_fonte itálica 2

Essa estratégia tem dois pontos de vista diferentes. Em 1998 um teste de leitura em telas usou a família Verdana nos tipos regular e itálico. Esse estudo identificou entre os participantes que não houve diferença na compreensão da leitura ou sua velocidade, porém os o tipo regular se caracterizou por facilitar a leitura, e promover a nitidez e legibilidade.

O psicólogo Daniel Oppenheimer da UCLA ressalta que as pessoas retêm mais informação quando leem frases ou textos com “fontes de difícil leitura”, como a itálica. Essa dificuldade relativa da fonte faz com que as pessoas se envolvam mais com o que está escrito, aplicando mais atenção sobre o conteúdo, e assim evitando atalhos cognitivos na leitura e fixando a mensagem, mais do que quando a leitura é fácil.

Assim a aplicação do itálico ao mesmo tempo em que interfere na usabilidade do site, também pode aumentar o desempenho de leitura.

Além dessa mudança, o The New York Times também mudou a família de fontes utilizada em sua versão online. Antes o site era apresentado com a fonte Georgia, hoje seguindo a versão impressa, adotou a família Cheltenham.

Os profissionais de comunicação podem usar essas análises e usa-las nos seus materiais de comunicação como os press-releases.  E assim direcionar a leitura do público para aquilo que mais merece atenção em seu comunicado. Conseguindo assim mais efetividade em sua comunicação.

Leia também as nossas dicas de como aumentar os resultados dos seus press releases.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Como usar – Vantagens e desvantagens ao escrever com letras itálicas

  1. Pingback: Ventajas y desventajas de utilizar letras cursivas en un texto | PR Newswire Latin América

  2. Pingback: A Fonte para Meios Impressos serem Sustentáveis | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s