Super Bowl – O Evento Esportivo com cara de Festival Publicitário


No próximo dia 2 acontecerá o Super Bowl, último jogo do campeonato da National Football League, que definirá o campeão desse ano entre o Denver Broncos e Seattle Seahawks. Em 2012, o evento se consagrou como a transmissão de maior audiência da TV no mundo, com 111,3 milhões de telespectadores.

Super Bowl_XLVIII

Fonte da imagem: thedenverchannel.com

Devido a essa exposição global, marcas de vários segmentos investem no Super Bowl para se aproximar de seus públicos, tornando o evento esportivo em um grande negócio. Um espaço publicitário de 30 segundos custa cerca de US$ 4 milhões.

Os 43 anunciantes terão seus comerciais exibidos no intervalo do evento pelo canal Fox Sports, que detém os direitos de transmissão do evento esse ano. Anheuser-Busch InBev, Chevrolet, Doritos, GoDaddy.com, Hyundai, Jaguar, Mars e PepsiCo são algumas das empresas que terão seus anúncios garantidos no Super Bowl XLVIII.

Além do grande investimento, a final também é palco das campanhas publicitárias mais criativas e inusitadas. Há quem diga que o Super Bowl é um “festival de propaganda com um jogo nos intervalos”.

O site americano Mashable publicou os 10 anúncios mais compartilhados da história do Super Bowl.

Um estudo da empresa Communicus, consultoria de publicidade baseada em pesquisa que mede o quão bem o anúncio de uma marca está funcionando, publicado no Adage indica que 80% dos anúncios veiculados durante o Super Bowl não se converte em intensão de compra. A pesquisa também identificou que um dos motivos para a falta de eficiência dos comerciais se dá porque eles não são veiculados com regularidade depois do jogo. Em contrapartida quase metade dos entrevistados disse ter visto um anúncio nos intervalos do Super Bowl.

Pensando nisso, A H&M, marca de cuecas e anunciante no Super Bowl, colocará em prática uma estratégia de vendas diferente. Ao melhor estilo “call-to-action” permitirá que os telespectadores comprem o produto via controle remoto. Chamada de “t-commerce”, essa nova experiência poderá ser usada por pessoas que tiverem um determinado modelo de Smart TV da Samsung.

Para medir a opinião do público sobre os comerciais exibidos durante a final da NFL, o jornal USA Today criou a ferramenta Super Bowl Ad Meter. Embora o resultado nem sempre agrade, a opinião popular se tornou um termômetro os anunciantes medirem o sucesso de seus filmes.

Estamos a poucos dias da grande final do futebol americano, e dia 02 já poderemos conferir as novidades do mercado publicitário em sua maior vitrine televisiva.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Super Bowl – O Evento Esportivo com cara de Festival Publicitário

  1. Pingback: Happiness Machine: Coca-Cola leva o verão para o inverno da Suécia | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Confira os comerciais e teasers do Super Bowl 2014 | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s