Jornalista: Otimize a visualização de conteúdo pelo Twitter


Um dos grandes desafios enfrentados por jornalistas e outros profissionais de comunicação é adaptar seu discurso, antes off-line, para a era das redes sociais. Já que o público on-line se adequou aos benefícios que a rede proporciona, como a agilidade e o grande fluxo de informações disponível.

Twitter_Click-through_rate

Fonte da Imagem: theguardian.com

Como já visto o Twitter continua sendo uma das principais redes sociais utilizadas por jornalistas. Segundo dados da ComScore, empresa especializada em pesquisa e marketing digital, o microblog é a terceira rede social com mais visitantes únicos diários no Brasil.

Dan Zarrella, especialista em marketing viral e autor do livro O’Reilly Media book “The Social Media Marketing Book”, publicou em seu site um post que ajuda os profissionais a aumentarem a taxa de cliques (Click-through rate) obtidos nos links de seus tweets. Gerando assim mais visibilidade para o seu conteúdo.

Abaixo os 8 passos com conselhos de Dan Zarrella para aumentar o CTR de seus tweets:

  1. Escreva tweets entre 120 e 130 caracteres: O especialista analisou o tamanho de 200.000 tweets que continham links e encontrou maior taxa de cliques (CTR) naqueles que estavam entre 120 e 130 caracteres.
  2. Coloque links que sejam de até 25% do tamanho total do tweet: Dan encontrou a maior taxa de cliques (CTR) nos links que tinham, aproximadamente, ¼ do tamanho total do tweet.
  3. Tweet seus links a um ritmo mais lento: Ao analisar 20 contas do Twitter com grande número de seguidores, em um curto espaço de tempo twittar muitos links seguidos diminui seu CTR.
  4. Escolha as melhores palavras e frases: Tweets contendo “via”, “@”, “RT”, ”por favor,” e “veja” tem taxas de cliques mais elevada do que os tweets sem essas palavras.
  5. Experimente usar o paper.li: De todas as palavras e fases analisadas, as que tiveram o maior efeito positivo no CTR eram dos tweets no paper.li: “daily is out“.
  6. Use palavras de ação: Mais verbos, menos substantivos: A análise de Dan identificou que tweets que continham mais advérbios e verbos tinham maior CTR que os substantivos e adjetivos.
  7. Tweet nos finais de semana: O estudo também identificou que tweets postados na sexta, sábado e domingo tem mais CTR que os postados durante o resto da semana.
  8. Tweet no período da tarde: Tweets postados no período da tarde tem o CTR mais expressivo do que os publicados durante a manhã.

Confira o infográfico completo sobre a análise de Dan Zarrella sobre como aumentar o CTR dos seus tweets.

Lembrando que o CTR é uma das métricas usadas para mensurar o engajamento dos seus seguidores. E que por meio dela você pode aumentar a visualização do seu conteúdo publicado em outras plataformas como sites e blogs. Vale ressaltar que o Twitter, além de sua interação social, é uma plataforma para divulgação de conteúdo.

Por Victor Melo, Assistente de Comunicação e Marketing
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Jornalista: Otimize a visualização de conteúdo pelo Twitter

  1. Pingback: 6 Dicas – Como usar o Novo Design do Twitter para RP | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s