Saiba como as mídias digitais contribuem na produção jornalística


Pesquisa global teve o objetivo de mapear como a tecnologia digital está impactando na construção e publicação de notícias em todo o mundo. Mais de 500 jornalistas, de 15 países participaram do estudo.

Estudo realizado pela Oriella PR Network, representada pela Vianews na América Latina, destaca alguns pontos muito interessantes sobre como as ferramentas digitais contribuem para a produção jornalística no mundo.

Estudo_Jornalismo_Digital

Abaixo alguns destaques da pesquisa:

1.Como os jornalistas verificam as informações em que estão trabalhando:

Mesmo com as mudanças tecnológicas, a confiança em fontes tradicionais é mantida. 59% dos entrevistados apontaram que para a produção e verificação de informações consultam “especialistas do setor”.

51% dos entrevistados disseram que usam microblogs, como o Twitter, para a construção de conteúdo, mas somente quando a fonte da informação é conhecida. Quando a origem é desconhecida, o seu uso por jornalistas cai pela metade, para 25%.

2. A primeira/principal fonte para os jornalistas confirmarem fatos e informações:

Assim como nos anos últimos anos, entrevistas com porta vozes da empresa é a principal fonte de informação para os jornalistas. Seguido pelas agências Newswire. Redes sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn ficaram a frente de importantes outras fontes como Blogs Corporativos e Agências de Relações Públicas.

3. Uso pessoal das mídias sociais pelos jornalistas:

Os jornalistas também veem as redes sociais como uma opção para autopromoção. 55% dos entrevistados concordam que blogs é uma boa alternativa para se construir perfis pessoais. Sendo que 34% dos entrevistados possuem um. Na Índia 64% dos jornalistas utilizam a plataforma para produção e divulgação de conteúdo.

Na pesquisa desse ano, 59% dos jornalistas de todo mundo disseram usar o Twitter, tendo mais participação no Reino Unido, França, Espanha, Canadá, Austrália e EUA. Na Alemanha a participação do microblog ainda é pequena, com pouco mais de 30% desses profissionais.

O estudo confirma o crescimento das mídias sociais por jornalistas. Que na maior parte dos países pesquisados apresenta oportunidade para as marcas fortalecerem suas relações com esse público.

Confira o infográfico do 6th Annual Oriella Digital Journalism Study.

Por Victor Melo, Assistente de Comunicação e Marketing
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Saiba como as mídias digitais contribuem na produção jornalística

  1. Pingback: A Fonte para Meios Impressos serem Sustentáveis | Blog PR Newswire

  2. Pingback: A Evolução do Jornal Impresso ao Jornalismo Digital | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s