Retrospectiva 2013: Fatos que marcaram o Jornalismo durante o ano


O ano de 2013 foi intenso para o jornalismo nacional. No cenário dos impressos, demissões em massa e a morte de dois nomes importantes do segmento tiveram destaque. Já no campo digital, o anuncio da chegada de um dos blogs mais importantes do mundo ao Brasil se sobressaiu. Confira abaixo alguns dos principais fatos do período:

download1

Grupo Abril e Estadão perdem gestores

Maio selou o falecimento de dois nomes importantes do jornalismo nacional. Faleceu no dia 21/05, em decorrência de um câncer na língua, o diretor do Estadão Ruy Mesquita, que estava à frente do periódico há 17 anos. Cinco dias depois, em 26/05, Victor Civita, presidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril, morreu em São Paulo, devido a complicações resultantes de um aneurisma. Os dois falecimentos ocasionaram mudanças nos respectivos grupos editoriais.

Grupo Abril extingue títulos e provoca demissões em massa

Em agosto, pouco tempo depois do falecimento de Victor Civita, a presidência da Abril anunciou uma reestruturação em seus núcleos e decretou o encerramento das revistas Alfa, Bravo, Lola e Gloss. Na ocasião, cerca de 150 profissionais deixaram a empresa.

Huffington Post ganha versão brasileira, o Brasil Post

No mês seguinte aos cortes, a Abril comunicou a chegada da versão brasileira de um dos blogs mais importantes do mundo – o Huffington Post – ao Brasil. A iniciativa tupiniquim ganhou o nome de Brasil Post e teve seu lançamento anunciado para janeiro de 2014. Trata-se de uma das principais apostas para o mercado do jornalismo digital nacional.

El País chega ao Brasil

O diário espanhol El País anunciou no inicio de novembro sua edição online brasileira. O site do veículo deve ir ao ar com uma edição em português produzida por uma equipe local. A redação do El País fica em São Paulo e já conta com um time de 15 jornalistas.

Por Camila Conte, Gerente de Relacionamento com a Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s