Infográfico – Principais Fontes de Informação para os Jornalistas


A PR Newswire anunciou ontem os resultados de sua pesquisa Quais são as Principais Fontes de Informação para os Jornalistas Brasileiros?” realizada entre os dias 14 e 28 de outubro de 2013, via questionário online, com cerca de 300 jornalistas de diferentes partes do Brasil. Esta é a terceira iniciativa da empresa no segmento de pesquisas.

Infográfico_Pesquisa_com_os_Jornalistas_PR-Newswire

Entre os resultados da pesquisa está a a força do press release como fonte de informação para a imprensa brasileira e seu impacto na construção e apuração de reportagens. Os press releases se mostraram uma fonte importante para os jornalistas e também um material relativamente confiável. Sobre a afirmação “Confio nas informações que recebo via press release”, 45% foram neutros e 41% concordaram. O acesso aos press releases acontece prioritariamente por e-mail (em 95.26% dos casos), mas a busca deste conteúdo em sites e blogs como forma de abastecimento de pauta também passou a ser tendência nas redações.

O enxugamento das redações e o boom das assessorias de imprensa impactaram diretamente na quantidade de horas que um jornalista tem disponível para apuração/levantamento de pautas. Quando questionados sobre quantas horas costumam passar fora da redação por semana apurando pautas, 63% responderam de 0 a 4 horas. A opção “mais de 10 horas”, que corresponderia a um dia de trabalho inteiro na rua, foi escolhida somente por 7.49% dos respondentes, ficando em último lugar.

Quando saem da redação, os jornalistas dão preferência para Coletivas de Imprensa Físicas (21.48% frequentam sempre e 53.13% frequentam às vezes), Salas de Imprensa Físicas (22.66% frequentam sempre e 58.20% frequentam às vezes) e Press Trips (46.88% frequentam às vezes). Salas de imprensa virtuais e coletivas de imprensa virtuais não se popularizaram entre os profissionais: 64.45% nunca frequentam as salas virtuais e 48.83% nunca frequentam as coletivas online, contra 34.38% que o fazem às vezes.

Para a PR Newswire é importante observar que os jornalistas brasileiros utilizam o press release como fonte primária. Os releases são a matéria-prima do nosso negócio e é muito interessante para nós perceber que os profissionais estão cada vez mais engajados aos recursos multimídia e também ao universo das mídias digitais, o que nos permite pensar em novos produtos e serviços para este público“, destaca Janaina Weigel, Diretora de Relacionamento com a Mídia e Marketing da PR Newswire.

Para ver os resultados completos da pesquisa, clique aqui.

Informações sobre a Pesquisa:

Karina Sassoon – karina.sassoon@prnewswire.com 
Gerente de Comunicação Corporativa
+55 11 2504-5163
www.prnewswire.com.br 
www.twitter.com/prnewswirebr 
www.blogprnewswire.com

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

3 Responses to Infográfico – Principais Fontes de Informação para os Jornalistas

  1. Pingback: Leitores usam o WhatsApp e contribuem com Jornal O Extra | Blog PR Newswire

  2. Pingback: novidade do Google | Blog PR Newswire

  3. Pingback: Coloque seu Press Release em Contato com Jornalistas | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s