Click Farms – Manipulação de audiência nas Redes Sociais


Na semana passada, o Meio e Mensagem publicou um artigo que retrata como funcionam as “Fábricas de Cliques” e como essa pratica  é usada por algumas pessoas para inflar perfis ou páginas nas redes sociais.

Andréa Dietrich, autora do artigo, destaca que “uma das maiores qualidades de se trabalhar na internet sempre foi a questão de poder mensurar tudo a qualquer momento”, diferente de outras mídias mais tradicionais.  

Fábrica_de_cliques

Como pode ser visto no vídeo disponibilizado pelo site do The Guardian e produzido pela série de documentários britânica Dispatches Investigation, qualquer empresa pode comprar seguidores, fãs ou visualizações em qualquer plataforma social por um custo extremamente baixo.

The Wall Street Journal também destaca que “as contas falsas pairam como uma nuvem negra sobre o Twitter”, rede social onde os usuários obtém notícias. Segundo a plataforma, como tentativa de barrar essa prática, investe em controles manuais e automatizados para detectar e suspender contas criadas exclusivamente para fins de spam. Barrando o conteúdo promovido de forma mecânica das Click Farms e não perdendo credibilidade.

As Click Farms prejudicam a percepção de audiência que temos hoje, por outro lado também contribuem para que outras métricas de marketing mais qualitativas ganhem os holofotes.  Já que, o desafio para qualquer empresa que está nas redes sociais é ter uma base de seguidores ou fãs qualificados.

Confira também quais são as redes sociais preferidas dos brasileiros.

Por Victor Melo, Assistente de Comunicação e Marketing
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Click Farms – Manipulação de audiência nas Redes Sociais

  1. Pingback: Click Farms: A manipulação de | Blog do Robert Lobato

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s