Como o trabalho de RP pode tornar o seu conteúdo viral


Criar um bom relacionamento entre organização e seus diferentes públicos é uma das atividades fundamentais para os profissionais de Relações Públicas. 

Hoje, segundo o Ibope Media, somamos mais de 105 milhões de brasileiros conectados à internet. Fazendo com que os profissionais de Relações Públicas adotassem esse canal para interagir e criar relacionamento.

O que torna um conteúdo viral? 

Hoje temos várias plataformas para compartilhamento de vídeos, fotos e textos. Porém antes da divulgação é preciso que o seu conteúdo seja relevante para seu público, alinhado com suas propostas de valor e objetivos de mercado da sua empresa. Com isso partimos para sua divulgação.

Kevin Allocca, gerente de tendências do Youtube, em fevereiro do ano passado fez um apresentação no TED Ideas worth spreading. Chamada de “Why videos go viral”, Kevin aborda três fenômenos que fazem com que esse tipo de conteúdo conquiste um alto número de visualizações, se tornando assim um viral. Embora os vídeos não sejam comerciais ou com foco corporativo, todos os pontos abordados devem ser o foco do trabalho dos profissionais de RP:

Dove_RealBeauty

  • Formadores de Opinião – Mantenha contato e se relacione com formadores de Opinião. Esse público, no ambiente on-line, tem voz ativa com um grande número de seguidores e fãs, que por sua vez poderão impulsionar seu conteúdo e dar mais visibilidade a sua mensagem. Porém é extremamente importante selecionar os formadores de opinião que mais “personificam” os valores da sua empresa.
  • Participação do Público – Faça com que o público se aproprie do seu conteúdo e interaja com ele. Afinal um conteúdo interativo e multimídia gera muito mais visualizações e resultados.
  • Não conte com a Imprevisibilidade – Diferente dos vídeos apresentados por Kevin, o conteúdo corporativo deve ser previsível com objetivos claros desde seu conteúdo, divulgação e resultados esperados.

Conheça 3 casos de virais no Twitter.

Como já visto, não existe uma fórmula secreta para que seu conteúdo seja viral, porém existem facilitadores que podem contribuir com o retorno esperado.

Você conhece alguma dica para que seu conteúdo consiga bons resultados? Deixe o seu comentário e contribua para que as produções corporativas sejam mais assertivas e menos arriscadas.

Por Victor Melo, Assistente de Comunicação e Marketing
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Como o trabalho de RP pode tornar o seu conteúdo viral

  1. Pingback: O Vídeo Brasileiro que Desbancou o Retorno de The Walking Dead | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s