Analista de redes sociais: o profissional que surgiu com a demanda do mercado


Ícones-de-redes-sociais1

Até pouco tempo não existia uma formação especifica para um analista de redes sociais, ele era um generalista da linguagem da web, com um perfil analítico e criativo. Hoje ele precisa ser uma pessoa que conheça bem as redes sociais, deve ter conhecimentos de planejamento estratégico, branding e relacionamento com  o cliente só para citar algumas das características necessárias para ser um bom analista.

Mas o que ele faz? Vamos dividir os campos de atuação do analista em:

Planejamento: Ele transforma a estratégia da empresa em digital, traz do canal  offline para o online e trabalha em  todos os objetivos. Pensa e executa  individualmente ações para cada canal na web que a empresa possui.

Produção de conteúdo: É de responsabilidade do analista, a produção de todo o conteúdo e dos insights, para as redes sociais que a empresa possui.  É imprescindível que a linguagem e os elementos audiovisuais utilizados sejam coerentes com o plano da empresa.

Relacionamento/ atendimento: O profissional deve ter noções de atendimento ao cliente e um pouco de SAC. É preciso lembrar que ele representa uma marca e ao falar com consumidores itens como cautela, cordialidade e educação são fundamentais. Também é preciso estar preparado para  responder às criticas, sugestões e comentários de todo o tipo.

Mensuração de resultados/métricas: Responsável pelo monitoramento e apresentação dos resultados, o profissional utilizará métricas para mensurar a participação/interação/recepção dos seguidores aos conteúdos elaborados. Para isso há uma serie de ferramentas que auxiliam nesta leitura de dados.

Quais conhecimentos ele deve ter?

– Excelente comunicação oral e escrita

– Planejamento estratégico

– Proatividade e auto gestão ( em alguns casos se trabalha sozinho)

– Hard user de redes sociais

– Edição/manipulação de fotos e imagens

– Elaboração de relatórios e apresentações

– Gosto pela leitura e curiosidade

– Estar atento ao mercado e novas tecnologias digitais

– Noções de SEM e SEO (leia mais aqui)

Hoje uma enxurrada de cursos de aperfeiçoamento estão disponíveis no mercado para formar profissionais capazes de atuar nesta área, com mais certeza e menos achismos, ou fazendo tantas experimentações como ocorreu no inicio. Esse profissional  de perfil analítico, criativo, e hands on, pode vir de diversas áreas e conta com muitas ferramentas que o auxiliam na mensuração de resultados, estratégias e ações para os diversos canais que atende.

Fonte:http://blogmidia8.com/2012/03/o-que-faz-um-analista-de-midias-sociais.html

Por Richele Manoel

Coordenadora de Distribuição Online PR Newswire 

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s