Como os 4P’s da Comunicação Interna podem ajudar a sua Empresa


Colaboradores e empresa uníssonos  

4Ps_Comunicação_Interna

Fonte da Imagem: setesys.com.br

Certamente você já ouviu muito por aí que um funcionário feliz é mais produtivo. Mas como converter essa sensação em produtividade? Ou melhor, como ter um ambiente corporativo  que proporcione isso? Uma dica é realizar ações de comunicação interna aos colaboradores que englobem os 4 P’s :

  • Pertencimento é fazer com que os colaboradores possam enxergar a empresa como uma grande comunidade, heterogênea, mas que trabalha por um único objetivo.
  • Proximidade é saber que por trabalhar por um mesmo ideal, o coletivo torna-se um organismo só, ou seja, trazer ao colaborador a visão integrada da empresa e faze-lo visualizar a importância de seu trabalho no dia a dia.
  • Participação é a demonstração efetiva e o reconhecimento aos colaboradores, que após entenderem que pertencem a esta grande comunidade “empresa”, opta por torná-la um ambiente mais agradável, por meio da participação direta, tornando-se proponentes de ideias e ações.
  • Produtividade é o sistema de medição do grau de satisfação de seus colaboradores. É a ferramenta mais importante destes itens, mas caso não seja possível trabalhar os outros 3 P’s jamais se chegará a ela.

Uma ação para cada P, visando o principal deles a Produtividade

  • Pertencimento: Os colaboradores devem se sentir representados pela comunidade da qual fazem parte. Para tanto, eleja uma comissão com pessoas de diferentes áreas e que possam ficar responsáveis por assuntos organizacionais, ouvindo e trazendo sugestões e montando planos de ações, para responderem as demandas internas.  O produto final desta comissão pode ser um veiculo de comunicação interna, como newsletter, jornal, ou revista, que será o principal canal de comunicação entre empresa e colaborador.
  • Proximidade: Organize atividades que possam quebrar a rotina e gerar mais integração entre os colaboradores. Aproveite datas comemorativas, para realizar gincanas, semanas temáticas com decorações diferentes, brindes e sorteios. Estas ações são para promover a proximidade entre os colaboradores dentro da empresa.
  • Participação: Deixe que os colaboradores possam desenvolver, criar e por a “mão na massa” no que for possível. Sempre que houver uma boa ideia, ou sugestão interessante diga quem foi o responsável por ela.  Faça com que seus colaboradores  se sintam parte do DNA da empresa. A ideia é gerar engajamento no ambiente corporativo.
  • Produtividade: Os índices de produtividade devem aparecer de forma espontânea, mas há sinais claros de que se está chegando lá. Observe itens como pontualidade, redução de faltas e baixos índices de abstenção. O resultado será colaboradores mais engajados e comprometidos com a empresa.

Leia mais sobre o assunto no post: Endomarketing: O melhor aliado das empresas no engajamento de funcionários.

Gostou desse tema? Escreva para nós com suas ideias e sugestões.

Por Richele Manoel, Coordenadora de Distribuição Online
PR Newswire 

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s