MTV Brasil e os motivos que levaram à sua saída da tv aberta


A MTV Brasil encerrou suas atividades na tv aberta no ultimo dia 30, mas deixou sua marca na tv que dificilmente será apagada.

MTV_BRASIL_OCT_2013

A emissora teve importante participação para a história da televisão brasileira. Sua linguagem inovadora e informal fez com que as outras dedicassem espaço aos jovens, público que até então não tinha pequeno espaço na tv aberta.

Outro fato importante, com o lançamento da MTV Brasil, foi a popularização dos videoclipe na tv. Já que antes de sua entrada no mercado brasileiro, os lançamentos de clipes nacionais e internacionais eram exibidos no somente no Fantástico aos domingos.

Não havia muitos programas voltados aos videoclipes, o pioneiro foi o Sábado Som, na década de 70, apresentado por Nelson Motta na tevê Globo. Além dos programas FM TV da Manchete e Som Pop da tevê Cultura.

Além de popularizar os videoclipes, a MTV Brasil fez com que suas produções ganhassem força, trazendo qualidade e criatividade aos vídeos, até então produzidos exclusivamente pela tevê Globo.

A importância da MTV além dos clipes.

Os apresentadores falavam com os jovens diante da câmera como se estivessem em uma festa ou numa simples reunião de amigos. Questões como sexualidade, política e a importância do jovem na sociedade foram debatidas de modo sério com o publico. Raros programas, em outras emissoras, deram espaço aos jovens.

A MTV Brasil lançou muitos profissionais respeitados hoje na mídia e acolheu projetos e idéias que não teriam espaço em outros meios de comunicação.

Qual foi o motivo para a MTV Brasil encerrar suas atividades?

Essa foi a pergunta que todos fizeram logo que a Abril, detentora da marca no Brasil, anunciou sua devolução ao grupo Viacom.

Com a popularização da internet e as novas tecnologias o rumo da emissora mudou. Deixou de lado o “Music” e aderiu a reality shows e programas de humor.

A emissora precisava encontrar um novo rumo. Seu faturamento foi caindo, com a diminuição da audiência. Os canais a cabo ganharam força e os jovens migraram para a internet.

Porém, próximo de encerrar suas atividades, nomes como Marcelo Adnet, Dani Calabreza e Tata Werneck ganharam destaque, e fazem parte do elenco de outros canais.

Mesmo perdendo espaço e não trabalhando o lado “Music” de seu nome, a MTV nunca deixou de ter sua importância no meio musical e televisivo.

Nesse ultimo mês todos perceberam o quanto a emissora foi importante não tendo substituta para ocupar o espaço deixado.

Com sua ausência, o mercado televisivo perdeu uma emissora cativante e um forte veículo de segmentação. O público, principalmente os jovens, provavelmente não terão o espaço que a emissora proporcionava.

Por Fábio Marckezini , Analista de Conteúdo de Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to MTV Brasil e os motivos que levaram à sua saída da tv aberta

  1. Daniela says:

    Parabéns pelo texto Fabio! Com o novo ciclo da MTV, é muito bacana poder transmitir seus conhecimentos sobre a emissora. Abs.,

    Gostar

  2. Bruno Matias says:

    Parabéns Fábio!
    Você entende muito de televisão!
    abs

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s