Títulos de Notícias: Como adaptá-los para a leitura dos Internautas


Title_posts

Fonte da Imagem: today.com

Ronaldo Lemos, diretor do Creative Commons no Brasil e colunista da coluna Tec da Folha de São Paulo, publicou o artigo “Nas redes sociais, internautas praticamente só leem títulos de postagens”. Essa publicação é baseada no site BuzzFeed, site de notícias sociais e de entretenimento, que em agosto atingiu 85 milhões de visitantes únicos mensais.

Segundo Ronaldo, baseado em um memorando de um dos diretores da empresa BuzzFeed publicado no LinkedIn, o segredo do site é ter evoluído com os hábitos de leitura dos internautas. E se destaca pela força empregada aos seus títulos de notícias. Geralmente curtos e acompanhados por imagens de consumo rápido.

O colunista destaca: “BuzzFeed parte da constatação de que quem está nas redes sociais lê praticamente apenas o título do que é compartilhado. O percentual de posts clicados e lidos na íntegra é pequeno.”

O blog Resultados Digitais publicou um tutorial objetivo de como construir bons títulos para seus post fiquem mais atraentes para os internautas. Abaixo alguns exemplos de títulos:

  • Títulos de post para blogs, o segredo desvendado: Destaque no início do título qual é o seu tema e crie um atrativo para o leitor. Uma das características desse título é ser muito útil para buscas orgânicas.
  • Como melhorar os acessos do meu site com títulos de notícias: Faça com que seu título apresente soluções para um problema. Inicie com as palavras “Como”,  “Por que”, “O que”,  “Quando”, “Onde” ou “Quem”.
  • 4 dicas para tornar seus títulos mais atraentes: Títulos assim privilegiam a facilidade na leitura, por sua característica de conteúdo fragmentado.
  • Os títulos que você escreve são mesmo atraentes? Provocar o leitor ou ser controverso desperta a curiosidade do internauta, porém o texto deve corresponder as expectativas que o título promove, caso contrario pode despertar a antipatia do público.

Segundo Ronaldo outro site que também adota os títulos como estratégia para divulgação de seu conteúdo é o Melty.com, site francês que provavelmente terá sua versão Brasileira.

Se você é um jornalista ou trabalha com comunicação, leia também como criar títulos para press-release.

E você conhece sites, que assim como o BuzzFeed tem suas publicações voltadas para o compartilhamento de conteúdo?

Por Victor Melo, Assistente de Comunicação e Marketing
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Títulos de Notícias: Como adaptá-los para a leitura dos Internautas

  1. Pingback: Os Sites de Notícias Mais Adaptados as Redes Sociais | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s