A Era Digital e o futuro dos livros de papel


Em meados da década de 30, com o advento da televisão, estudiosos já decretavam a aposentadoria do rádio. O mesmo acontece hoje com o surgimento de outras tecnologias digitais.

Livros_digitais

Fonte da Imagem: androidcentral.com

Em 2007 a Amazon – empresa de comércio eletrônico – iniciou as vendas do seu primeiro e-reader, o Kindle. Com a popularização dos leitores eletrônicos e a crescente oferta de livros digitais os mais diferentes tipos de gadgets, especialistas começaram a questionar qual seria o futuro das livrarias. Já que, desde então as vendas de livros impressos diminuíram.

Porém, de acordo com a consultoria PricewaterhouseCoopers, a previsão para os próximos anos é que o mercado de e-books desacelere. Diferente do que já visto na indústria fonográfica, que com o surgimento do MP3 viu a venda de seus CDs diminuírem drasticamente.

Segundo alguns números publicados no site da Revista Exame, apenas 23% dos leitores americanos leem livros eletrônicos. Correspondendo, proporcionalmente, com 22% da receita no setor.

Atualmente, as livrarias já estão se adaptando a concorrência tecnológica, agregando valor a seu ambiente físico:  “Oferecemos uma série de serviços que enriquecem a experiência do cliente na livraria. Caso contrário, ele compraria online”, diz Keebe Fitch da McIntyre’s Books.

publicacoes-na-era-digital2Enquanto as lojas oferecem experiência, os e-books trabalham com a comodidade. Segundo levantamento do instituto de pesquisas Pew Research, o livro digital leva vantagem quando o leitor está, por exemplo, em uma viagem. Outros dados sobre publicações na era digital podem ser consultados no estudo da Brain, empresa de consultoria.

A previsão é de que as edições digitais e físicas convivam dentro do mesmo mercado. As duas versões possuem características próprias e atributos de produto e serviço que terão sua participação garantida na vida dos leitores.

Veja também o post sobre a diferença entre as hashtags no Twitter e no Facebook.

Por Victor Melo, Assistente de Comunicação e Marketing
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to A Era Digital e o futuro dos livros de papel

  1. Jakson says:

    “A previsão é de que as edições digitais e físicas convivam dentro do mesmo mercado. As duas versões possuem características próprias e atributos de produto e serviço que terão sua participação garantida na vida dos leitores.” – muito bom.

    Ainda prefiro o livro de papel. Acho que, o livro digital será bom apenas para estudantes, como os de direito
    , que precisam levar vários livros grossos de leis.

    Gostar

  2. Pingback: A extensão do Chrome para buscar por voz | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s