“Regionalização não é obrigação, é uma grande oportunidade”


No início de setembro, foi realizado em São Paulo o 27º Fórum de Debates da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). O tema principal do evento, que reuniu grandes especialistas da área, foi “Mercados Regionais”. Segundo o portal PropMark, entre todos os grandes nomes do evento, uma das apresentações mais comentadas foi a de João Ciaco, Presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e Diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat.

Joao_Ciaco_Fiat_ABA

Fonte: Facebook APP Brasil SP

João destacou que considera uma tendência no Brasil o crescimento do consumo a partir de cidades menores do interior. Segundo Ciaco, a regionalização já mostrou sua importância especialmente no varejo, dentro de uma perspectiva operacional, porém na área de marketing e branding ainda há muito que evoluir. “O PIB do interior de São Paulo é 12% maior que o chileno. Hoje, 64% do poder de consumo do Brasil está nas cidades médias.”

A Fiat já está se adaptando a esta ideologia. Ciaco acredita que investindo regionalmente, a empresa é capaz de perceber os principais locais onde as ações de marketing e estratégias de vendas devem ser intensificadas. “Na Fiat, adotamos a estratégia – Pense localmente e aja – seja nacional, regional ou localmente. É o resultado final das ações que definirá a necessidade de adaptações para este ou aquele estado, por exemplo. Gosto de repetir que regionalização não é obrigação; é uma grande oportunidade.”

Leia também o post sobre a profissionalização da publicidade no Facebook.

Por Bruno Sutero, Pesquisador de Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s