5 Métricas e Indicadores de Redes Sociais para sua Marca


No início do mês o site IAB Brasil publicou um artigo sobre métricas nas mídias sociais. O autor, Renato Dias – Presidente do Comitê de Social Media, dá um panorama geral sobre a importância da mensuração de resultados para marcas e empresas presentes nas redes sociais e como a atividade vem se tornando cada vez mais sofisticada e com isso complexa.

metricas_redes_sociaisComo destacado no texto, cada mídia social tem características próprias e mecânicas de interação diferentes, com isso estabelecer um padrão de indicadores único para todas as opções  disponíveis na internet torna-se uma tarefa difícil para os profissionais de social media.

Pensado nesses pontos, o comitê de mídias sociais Internet Adversting Bureau Brasil, compartilhou seu aprendizado baseado nas cinco principais dimensões: Base de Relacionamento, Alcance, Engajamento, Atendimento e Transações.

Renato Dias destaca que não é possível tratar cada uma das métricas de maneira individual.

1. Base de Relacionamento: Relacionadas à quantidade de usuários, por exemplo número de fãs em uma Fan Page no Facebook , seguidores no Twitter, inscritos em um canal do Youtube, usuários no Instagram, entre outros. O autor adverte que amanho da sua base não é igual ao alcance, já que nem todos os fãs ou seguidores visualizam seus conteúdos.

2. Alcance: Quantas pessoas são impactadas pelo seu conteúdo em ações nas redes sociais. Temos que considerar três tipos de alcance: Orgânico (número de fãs que visualizam seu conteúdo); Pago (impactadas por meio de publicidade); e Viral (pessoas que recebem seu conteúdo pelo compartilhamento social por meio de newsfeed).

3. Engajamento: Muito falado em círculos de discussão sobre redes sociais, representa o envolvimento do público com o conteúdo, ação ou página. Por exemplo no Facebook podemos quantificar e qualificar o engajamento por meio de, likes, comentários e compartilhamentos. Sendo com isso o responsável por gerar alcance viral.

4. Atendimento: As Marcas presente no ambiente digital devem estar abertas e jamais ignorar sugestões, reclamações e dúvidas de seus públicos. Renato destaca que alguns exemplos de métricas para esse caso: “Quantidade de menções que demandam atendimento, respostas, tempo de resposta e solução são alguns exemplos das métricas neste caso”.

5.Transações: O autor define esse tópico como sendo as “atividades realizadas por meio de recursos que não são nativos das redes sociais”. Como por exemplo: Número de Vendas, participação em concursos e downloads.

O artigo da IAB Brasil também cita outros métricas sobre o assunto, como de valores absolutos e qualificadoras. Importante destacar que todas as marcas presentes no ambiente online devem alinhar esses indicadores com os seus objetivos de negócio e de comunicação para que assim consigam gerencia-los.

Confira também o vídeo IAB TV – Métricas para Mídias Sociais que também aborda o assunto.

Por Victor Melo, Assistente de Comunicação e Marketing
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

3 Responses to 5 Métricas e Indicadores de Redes Sociais para sua Marca

  1. Pingback: Por que a sua marca “deve ou não” estar nas Redes Sociais | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Elementos Visuais Surpreendem e Atraem Audiência | Blog PR Newswire

  3. Pingback: Porque Métricas são Fundamentais para PR | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s