Conheça os 10 perfis de Cortes Constitucionais mais ativos no Twitter


Segundo estudo realizado por Pedro Belchior, pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, o Brasil é o país que tem a corte mais ativa na rede social do mundo. A pesquisa analisou cortes de mais de 100 países,  onde dez – Brasil, Colômbia, Equador, França, Indonésia, México, Peru, Reino Unido, República Dominicana e Venezuela – mantém alguma atividade dentro do microblog.

STF_Oficial é eleita a Corte mais ativa no Twitter

O STF é  a Corte Constitucional mais ativa no Twitter

Administrado pela Secretaria de Comunicação Social, o Supremo Tribunal Federal (@STF_oficial) é a Corte Constitucional mais ativa no Twitter. Hoje com mais de 392.000 seguidores e com maior número de menções, entrou no microblog no ano de 2009. O seu maior diferencial para as outras Cortes é a cobertura em tempo real das sessões plenárias, enquanto as demais limitam suas publicações aos resultados de julgamentos e notícias associadas ao tribunal.

Entre janeiro e agosto de 2013, o Supremo Tribunal Federal publicou 2.700 tweets e obteve seus maiores picos. Nesse período ocorreram os principais julgamentos realizados pelo STF como, por exemplo a Lei da Ficha Limpa, o aborto de fetos anencéfalos, e a Ação Penal 470 (mensalão) encerrada em dezembro com a condenação de 25 réus .

Em entrevista na Rádio CBN, Pedro Belchior diz que a Corte Brasileira não interage com seus seguidores no Twitter, e que adota uma forma tradicional de comunicação unilateral. Porém acredita que o julgamento em tempo real (diferencial do Supremo entre as demais cortes) é uma “avanço fantástico”.

A repórter da rádio destacou que no caso do “mensalão”, grande parte dos repórteres e jornalistas, mesmo presentes no plenário, acompanharam o julgamento com o Twitter do Supremo aberto. As informações são postadas com precisão, por exemplo no número de votos, favorecendo a agilidade e a transparência para divulgação das decisões.

Conheça também o ‘Twitter Causation’, estudo da Nielsen sobre a co-relação entre a audiência televisiva e os comentários no Twitter.  

Por Victor Melo, Assistente de Comunicação e Marketing
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Conheça os 10 perfis de Cortes Constitucionais mais ativos no Twitter

  1. Pingback: Marketing político nas Redes Sociais | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s