Instagram – Novo Guia de utilização da Marca


O Instagram  atualizou seu guia de utilização de marca para proibir que outros aplicativos apresentem tanto a palavra “Insta” ou “Gram” em seus nomes. Além dessa medida preventiva, a marca que pertence ao Facebook, começou a enviar e-mails para os aplicativos que já existem e usam esses termos em seus nomes.  Os e-mails pedem para que esses apps mudem de nome em um prazo determinado.

Instagram_Brand Guidelines

Os e-mails especificamente falam sobre sobre as normas de uso da marca e do nome “Instagram”. Porém a equipe começou a ser mais específica. Segundo publicado no site Techcrunch, um e-mail enviado à equipe do app Luxogram, diz:

“Nós agradecemos o seu interesse no desenvolvimento de produtos que ajudam as pessoas compartilham com Instagram. Enquanto nós encorajamos desenvolvedores a construir ótimos aplicativos com o Instagram, não podemos permitir que outras aplicativos pareçam com a versão oficial do Instagram ou como sendo endossados ou patrocinados por nós. 

Nós esperamos que você possa entender que a proteção da marca é muito importante para o Instagram. Por exemplo, sempre foi contra as nossas normas o uso do nome que soa ou parece “Instagram” ou copia a aparência ou sentido do nosso aplicativo.  

Da mesma forma, como já esclarecido nas novas orientações, a utilização do “Insta” e “Gram” para um aplicativo que funciona com o Instagram é prejudicial para a marca Instagram. É importante que você desenvolva a sua própria marca distintiva para as seus aplicativos, e usar os registros de marca do Instagram apenas nos casos expressamente autorizados sob nossas políticas.” 

O alerta do Instagram aos outros aplicativos, é devido ao uso massivo dos dois termos que compõem seu nome. Porém não podemos deixar de notar que a parte gráfica de seu logotipo (câmera personalizada) está espalhada nas lojas de aplicativos por toda a rede e com inúmeras variações.

O Instagram pede para que seu e-mail seja respondido em até 48h. Após sua resposta um prazo  razoável será estabelecido para que as alteração sejam aplicados.

O Techcrunch destaca que a marca “Instagram” sempre foi protegida, porém os dois termos (em separado) “Insta” e “Gram” não. E tinha seu uso era encorajado segundo o antigo guia de marca do app.

A permissão para o uso dos termos era permitida possivelmente para popularizar o Instagram. Hoje sendo o principal aplicativo de compartilhamento de imagens, o Facebook como seu dono viu a necessidade de proteger essa sua marca.

E você o que acha das novas política de uso de marca do Instagram? Quais aplicativos de compartilhamento de fotos você usa que tem o nome parecido com o Instagram?

Conheça também a foto feita via IPhone e editada no Instagram que foi publicada na capa do New York Times.

Por Victor Melo, Assistente de Comunicação e Marketing
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s