Goodreads, Anobii e Shelfari – 3 Dicas de Bibliotecas Virtuais


Este texto foi traduzido e adaptado do post escrito por Alicia Gutiérrez  no Blog PR Newswire América Latina, em 19 de agosto de 2013.

Mesmo a leitura sendo uma atividade solitária, o mundo das redes sociais chegou também para os leitores. Existem varias comunidades de leitura que podem ajudar você a encontrar o seu próximo livro, organizar suas estantes, discutir com outras pessoas o que foi bom e o que foi ruim no último livro que leu; e por isso te apresentamos algumas alternativas que podem ser úteis.  

1. Goodreads 

É uma das maiores redes para leitores. Nela você pode encontrar recomendações de livros, comunidades e grupos de leitura ou editoriais e escritores que fazem promoções de suas próprias criações. O catálogo é imenso por que os próprios usuários podem adicionar aqueles que não se encontram no banco de dados e os escritores postam seus próprios livros.  

Goodreads

Vantagens: Existe a possibilidade de adquirir o livro já que a página conta com links para as principais livrarias digitais. Há muitos fóruns e círculos de leitura, alguns são temáticos (livros de ciências, novelas românticas, literatura clássica, livros para crianças), por país, por idade ou por autor e você pode se inscrever a todos que quiser. Têm uma ferramenta que te permite visualizar um gráfico de leitura anual, e assim, acompanhar o seu desenvolvimento e cumprir com seus objetivos. Esta não é uma competição com os outros, o único mérito é competir consigo mesmo. Você também pode encontrar curiosidades e questões sobre seus livros favoritos, isso com fins puramente recreativos. 

Desvantagens: Mesmo que as comunidades em português/espanhol estejam crescendo, a maioria dos grupos e fóruns estão em inglês. A página mesmo só está disponível em inglês, porém não é muito difícil de navegar por ela e logo começarão a traduzi-la para outros idiomas. Algumas vezes os dados dos livros não estão corretos, já que como mencionamos, os próprios usuários os adicionam a base de dados, e você só podem corrigir a informação se já é um usuário regular ou se já tenha adicionado vários livros. 

O nome vêm das primeiras sílabas de Anobium Punctatum, que é o nome correto para as “traças de livros ou bookworm”, é um jogo de palavras que se traduziria ao português como “rato de biblioteca”. Apresenta-se com um catálogo de mais de 40 milhões de livros e continua crescendo.  

Anobii

Vantagens: Assim como o Goodreads, os próprios usuários podem ir adicionando livros a sua base de dados, mas antes de serem postados são revisados pelos responsáveis do site, que verificam para que os dados estejam corretos. A página não está em português porém tem muitas comunidades que falam a língua latina. Você ainda pode procurar usuários que tenham estantes parecidas com as suas e seguir-los. O site permite a compra e troca de livros com outros usuários que estão na mesma cidade que você. 

Desvantagens: Como os livros passam por revisão, sua aprovação pode ser demorada, algumas vezes pode ser de dias ou inclusive algumas semanas. É uma comunidade pequena, em comparação com outras redes sociais do mesmo tipo, no caso de você querer interagir com outros leitores. 

Adquirido pela Amazon, é uma biblioteca virtual muito completa e de fácil uso. Embora o catálogo sai da livraria da Amazon, os usuários também podem adicionar novos livros. 

Shelfari

Vantagens: A informação de cada livro pode conter muito mais dados, como: seus personagens, links para material adicional, outros livros que são parecidos ao que quer ler, se existe livros que o citam ou baseados no da consulta.  Permite que você leia o primeiro capítulo grátis de uma infinidade de livros. 

Desvantagens: A principal e quase única é que tanto a página, a informação e os primeiros capítulos dos livros estão só em inglês.

Claro que existem muitos outros sites que você pode trocar opiniões e criar estantes de leitura. Se você nunca usou um, estes são uma boa forma de começar. Por meio deles, o processo de leitura pode ser enriquecido e ter o alcance de um “clique” as opiniões de outros leitores, críticos, autores ou editores. O seu próximo livro favorito pode estar ai, apenas esperando para ser descoberto.

Fonte: Blog PR Newswire América Latina

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Assistente de Comunicação e Marketing
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s