Comerciais ganham espaço no YouTube com conteúdo criado especialmente para Web
27 de Junho de 2013 Deixe um comentário
Publicidade online estimula a criação de canais exclusivos
Há cerca de 3 anos a audiência para comerciais e programas criados apenas para web era baixa e pouco atrativa para o mercado da publicidade online. O YouTube, principal canal de vídeos da internet armazenava muito conteúdo, mas a visibilidade e a rapidez com que as visualizações iam se expandindo não eram tão velozes.
Com a ampliação do acesso a internet, por meio de plataformas mobile, como celulares e tablets, tudo vira facilmente uma tela para exibição de vídeos e facilita o compartilhamento de informações e conteúdo. Um exemplo disso, é que atualmente o Brasil está entre os cinco maiores mercados do YouTube no mundo com 58 milhões de visualizações mensais.
Outro fator importante diz respeito aos canais que começaram a investir em conteúdo próprio e exclusivo para esta plataforma de vídeos na web, como o canal de humor Porta dos Fundos, que produziu este ano conteúdos com patrocínio das marcas Fiat – Comemorando 11 anos de liderança nas vendas do Brasil – e LG – Lançando sua linha de smartphones LG Optimus .
Cada vez mais preocupados em oferecer comerciais que tenham a ver com o conteúdo exibido nos canais, o mercado de propaganda online por grandes marcas buscam o engajamento do público, por meio da identificação que já existe com o canal.
Embora a maior parte da receita da publicidade online venha especialmente dos “skypable ads” (“comerciais puláveis”), conhecidos também como TrueView, são os anúncios cujo internauta não pode pular antes 5 segundos de exibição. Estes pequenos comerciais que antecedem quando um vídeo é selecionado para visualização no YouTube, são contados e monetizados apenas se forem vistos até o final.
O case do programa Porta dos Fundos é um dos mais interessantes no que diz respeito a criação de conteúdo exclusivos para a web, pois eles acreditam na plataforma de vídeo não como algo alternativo a televisão, mas como um canal que se soma ao que já está disponível para entretenimento. A audiência tem respondido a altura, pois o canal possui mais de 3,5 milhões de assinantes e tem atraído grandes anunciantes interessados em comunicação com o público da web.
Fonte: Prop Mark.
Por Richele Manoel, Coordenadora de Distribuição Online
PR Newswire