Globo retira links do Facebook: decisão é polêmica.


Desde a última segunda-feira, 8 de abril, as publicações das Organizações Globo não estão mais postando links de seu conteúdo em suas páginas oficiais no Facebook. A decisão teria sido motivada após um estudo que teria apontado a tendência dos internautas acompanharem as notícias em estilo “RSS” dentro da rede social, fixando-se principalmente nos títulos. Isto resultaria em uma não migração para a fonte original do conteúdo, para ler o material na íntegra, impactando na audiência dos sites.

As páginas das revistas da Editora Globo, G1 e o site de O Globo já estão colocando a medida em prática. A decisão, no entanto, foi recebida de forma polêmica pelos usuários. Nas contas das publicações há várias reclamações de internautas insatisfeitos com a iniciativa.

Print de post da página da Revista Época Negócios no FB: notícia sem link é decisão das organizações Globo

Print de post da página da Revista Época Negócios no FB: notícia sem link é decisão das organizações Globo

Na contramão do The Guardian

O The Guardian, um dos jornais mais influentes da Europa, adotou a estratégia oposta. Em 2011, o periódico decidiu construir um site exclusivo dentro do Facebook.

Durante uma palestra em São Paulo, no ano passado, Pier Jones, gerente de produtos do The Guardian, defendeu o potencial das redes sociais para incrementar a audiência de veículos de mídia.

“Nós exploramos novas maneiras de contar nossas notícias. Nosso jornal distribui conteúdo por uma variedade de plataformas diferentes: Android, iPhone, iPad, Kindle etc. Todos esses canais se complementam e aumentam o alcance do The Guardian pela web. São usuários diferentes navegando em locais diferentes.”, explica Jones. “Hoje, o aplicativo já tem mais de 4 milhões de usuários. Um em cada cinco leitores do The Guardian hoje vêm do Facebook”.

E você, o que achou da decisão da Globo? Deixe um comentário!

Por Camila Conte, Gerente de Relacionamento com a Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s