Por que RP e Marketing de Conteúdo são a mesma coisa?


Este texto foi traduzido do post escrito por Blaise Lucey no site March Comunications, em 12 de março de 2013.

Fonte da imagem: www.marchpr.com

Fonte da imagem: http://www.marchpr.com

Os press releases são o “arroz com feijão” para qualquer empresa que quer colocar uma informação na rua. Eles ajudam a divulgar um lançamento de produto, serviço ou uma pesquisa inédita feita no mercado. Claro, o mais importante é jornalistas e analistas cobrirem o assunto. Mas um bom release pode aumentar o seu conhecimento de marca (Awareness da marca), colocando o nome da empresa “na boca do povo”.

Dito isso, anunciar um produto é uma coisa, e conseguir que seu público leia o anúncio é outra.

Com um bom canal de distribuição, você pode conseguir atrair uma gama variada de leitores que poderão ir além do título de seu texto, mas como encorajar estes impacientes internautas a de fato se engajarem com o seu material?

Um novo estudo realizado pela PR Newswire descobriu que a chave pode ser a utilização de marketing de conteúdo. Arquivos adicionados em comunicados para imprensa, como PDF’s, documentos do World ou vídeos foram identificados como responsáveis por aumentar a visualização de um release de 48% para 77%.

A Importância do Mix de Marketing de Conteúdo para o trabalho de RP tradicional

Esses tipos de estatísticas não devem ser surpreendentes. Conteúdo adequado é de extrema importância quando você está tentando “educar o público” sobre questões de tecnologia, produtos e serviços.

Cada vez mais os press releases estão se tornando um portal para a educação.

O objetivo do comunicado é intrigar. Já um conteúdo adicional deve educar. Com isso, se seu público/leitores são os jornalistas, eles vão saber ainda mais sobre o seu produto ou serviço e podem escrever um artigo mais aprofundado. Se são clientes potenciais, eles vão começar a ver como sua empresa pode ajudá-los.

De acordo com o estudo, as empresas que vão além de um “simples logotipo” podem impulsionar o compartilhamento do release de 0.99 por hora para 3,5.

A PR Newswire não poupou esforços para fazer a pesquisa. A organização analisou mais de 10.000 comunicados para a imprensa de seus clientes ao longo de um mês.

Os achados foram os seguintes:

  • Uma foto aumentou as visualizações de um release em 14%
  • Um vídeo aumentou as visualizações em 20%
  • Uma foto e um vídeo aumentaram as visualizações em 48%
  • Fotos, vídeos, apresentações, PDFs aumentaram as visualizações em 77%

Criação de conteúdo que funciona

O estudo conclui que mais empresas estão dependendo de press releases como ferramenta de captação de leads, e a melhor maneira de fazer isso é usando conteúdo multimídia dentro deles.

Adicionar ferramentas multimídia não é gratis, mas se o conteúdo produz leads, então vale a pena.

Os vídeos podem ser caros, mas para as empresas de tecnologia podem ser alicerces para uma ampla campanha de marketing. Da mesma forma PDFs e apresentações on-line são bastante acessíveis. Uma apresentação on-line com um propósito e público definido, pode envolver pontenciais consumidores e contar uma história mais profunda sobre a empresa.

Uma apresentação dentro do comunicado de imprensa é importante, mas é apenas a ponta do Icebergue.

O Marketing de Conteúdo efetivo significa que você esperará “outro passo” das pessoas após elas verem a sua apresentação – um formulário de inscrição, um guia que requer um email, uma demostração gratis ou apenas apresentar um número para ligarem ou link para visitarem o seu blog.

Existe uma linha entre Marketing de Conteúdo e Relações Publicas?

A julgar pelo estudo da PR Newswire, um título bem colocado com um link para um conteúdo multimídia pode ser tão poderoso como inserir uma apresentação em um release.

O marketing de conteúdo tradicionalmente destaca que um blog pode gerar leads e conhecimento de marca, configurando-se como uma arma poderosa de divulgação. Mas o que acontece quando você tem a habilidade de escolher um ótimo título, que gere discussão, ou links para um outro formato de um conteúdo poderoso?

A pesquisa da PR Newswire mostra que há um grande potencial de oportunidades quando o Marketing de Conteúdo é usado efetivamente e estratégicamente. Títulos podem levar Leads ao blog, posts do blog podem levar para títulos, e os releases servem como portais para ambos.

Então, agora a questão é: as empresas têm tempo suficiente para fazer tudo isso?

Autor: Blaise Lucey é Desenvolvedor de Conteúdo  e entrevista dezenas de pequenas empresas sobre marketing online. Autor do Livro: “Technology and Culture Stink!”.

Fonte original: March Comunications

Por Victor Melo, Assistente de Comunicação e Marketing
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s