6 passos para começar bem um blog


1-Domínio sobre o assunto e público-alvo

Ao pensar em criar um blog, é necessário ter o domínio total sobre o assunto que será divulgado, além de mantê-lo sempre atualizado e estar disponível e preparado para responder a futuras dúvidas e discursar em fóruns, encontros com leitores e outros blogueiros.

Conhecer o público para o qual é voltado o blog também é fundamental, pois assim é possível filtrar informações e saber quais os tipos de publicações que serão mais atraentes, bem como analisar qual será a forma de relacionamento entre blogueiro e leitor.

flor

2- Nome

É importante que o blog tenha um nome relacionado aos seus objetivos e ao seu conteúdo. Entretanto, é recomendado que o nome seja curto, simples, de fácil memorização e que remeta à real identidade do blog. Usar a criatividade na escolha do nome é fundamental, procure não utilizar nomes que façam referências a outros blogs e sites. Seja original!

3- Hospedagem

Existem diversas plataformas gratuitas para a hospedagem de um blog.  As mais conhecidas e utilizadas são Blogger e WordPress. Elas possuem ferramentas próprias que permitem a edição de seu conteúdo, disponibilizam templates e fornecem o controle de acesso às publicações.

Apesar de os domínios fornecidos pelas plataformas gratuitas serem uma boa alternativa para blogs iniciantes, ter um domínio próprio é um item básico para visibilidade e credibilidade de um blog. Ele os torna mais valorizados para futuros anunciantes, agências de publicidade e para os leitores.

Muitas empresas oferecem hospedagem, inclusive as mesmas plataformas que disponibilizam os domínios gratuitos, e seus valores variam entre R$10 a R$30 por mês.

4- Layout

Algumas plataformas e sites oferecem layouts gratuitos, mas corre um risco alto de haver layouts repetidos em blogs diferentes. O ideal é criar um layout personalizado que transmita o ideal de seu blog. Também é básico ter uma logo marca e criar uma identidade visual própria. Itens como esses também contam pontos para a valorização e reputação de seu blog.

Caso você não entenda muito de edição de imagens e HTML, existem bons freelancers que oferecem esses serviços a preços justos e também alguns outros blogueiros que fornecem layouts personalizáveis gratuitos ou se oferecem para criar um especialmente para seu blog.

 5- Tempo de dedicação

Não basta ter conhecimento sobre o assunto e sobre o público-alvo, criar um nome de impacto, ter um domínio próprio e um layout personalizado se não for possível ter um tempo de dedicação exclusivo para seu blog. Levo-o a sério como se fosse uma atividade profissional.

Manter o blog sempre atualizado é extremamente importante, mas o tempo de dedicação também inclui:

  • Tempo para pesquisar informações relevantes ao tema abordado em seu blog;
  • Tempo para responder aos leitores e interagir com eles;
  • Tempo para participar de possíveis eventos como fóruns de discussão, encontros entre blogueiros e encontros com leitores.

 6- Divulgação e Parcerias

Para que um blog se torne conhecido e ganhe visibilidade é necessário investir em sua divulgação. Ela pode ser feita através das redes sociais, de e-mail, fóruns, comunidades e até mesmo com a entrega de cartões de visita em eventos.

A partir do momento em que um blog passa a ser bastante visualizado e popular, algumas empresas e agências demonstram interesse em estabelecer parcerias através da publicidade de seus produtos e serviços no blog e isso gera retorno financeiro a seu dono.

Quando obter lucro com um blog se torna um objetivo, é imprescindível que a divulgação seja reforçada e que o blogueiro esteja preparado para atender a demanda com seus parceiros e lembre-se de assumir apenas parcerias que estejam a seu alcance.

Você tem um Blog? Quais são suas dicas para blogueiros iniciantes?

Fontes: Locaweb, Uol, Tecnoblog.

Por Evely Souza, Executiva de Monitoramento de Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to 6 passos para começar bem um blog

  1. Pingback: 5 motivos para sua empresa criar um Blog | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s