90 anos de rádio no Brasil: ele nunca esteve tão jovem e atual


O rádio é um dos meios de comunicação social e, desde seu surgimento, no inicio do século XX, continua sendo um dos principais veículos para propagação de informação e cultura da atualidade. Nenhuma outra mídia foi capaz de substituir o rádio e sua roupagem nunca esteve mais moderna, com transmissões via dispositivos móveis, como smartphones.

No Brasil, a primeira transmissão radiofônica oficial aconteceu em 1922 e partiu do Corcovado (RJ), quando o país comemorava o centenário de sua independência. O antropólogo Edgard Roquete Pinto foi um dos principais incentivadores do rádio por aqui, especialmente por acreditar que o meio conseguia atingir uma grande fatia da população que não sabia ler e não era capaz de absorver conhecimento por meio de livros e jornais.

Na década de 30, o rádio se popularizou, principalmente pelos programas de auditório e pelos lançamentos musicais como Francisco Alves e Vicente Celestino, ganhando força nos anos seguintes. Foi um importante protagonista durante os períodos de guerra e em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 1958.

A chegada da TV – A década de 50 e, com ela, o início da popularização da Televisão, colocaram a importância do rádio em pauta. Muitos artistas consagrados no rádio migraram para a TV e, frente aos atrativos do novo meio, houve quem chegou a acreditar que era o fim do rádio. Não aconteceu.

O rádio na era da Internet – Com o boom da Internet praticamente todas as mídias foram colocadas “na parede” e com o rádio não seria diferente. Mas, novamente, ele se reinventou e mostrou seu poder. Suas versões “web” são hoje populares e a sua presença é constante em dispositivos móveis, como telefones celulares e tocadores MP3.

O futuro do rádio também é promissor quando se pensa na digitalização das transmissões e na convergência de mídias. Assim, O aniversário de 100 anos dele no país está mais do que garantido. Que bom! 🙂

Por Camila Conte, Gerente de Relacionamento com a Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s