Publicidade em Blogs – como lidar?


O amadurecimento e profissionalização da blogosfera não passou batido pelas empresas. Com audiências muitas vezes superiores a veículos tradicionais de mídia, como revistas impressas, diversos blogs despertaram o desejo dos anunciantes e viraram referência de vitrine para marcas. Blogueiras e blogueiros se transformaram em formadores de opinião e figuras requisitadas em eventos de companhias.

O formato de publicidade dentro de um blog pode seguir o padrão do restante do universo online, como banners e pop ups – esta maneira é a mais clara para sinalizar um anuncio. É comum também na blogosfera o modelo de publipost, em que empresas compram um espaço editorial dentro do blog e o anúncio aparece como uma matéria. Para este tipo de publicidade, exige-se que o post pago seja sinalizado como publicidade, para que os leitores não confundam a opinião do blogueiro com um texto comercial.

Mas na vida real… – Na prática, porém, muitos blogs simplesmente ignoram a regra do publipost e camuflam entre seus próprios posts anúncios comerciais. Os casos mais claros estão em blogs de moda e variedades, onde blogueiras oferecem produtos como “dicas” para suas leitoras, sem mencionar que estão sendo pagas para isso. Como resenhas de produtos são relativamente comuns e inofensivas, é preciso um olhar atento para separar o que é a opinião sincera da publicidade velada.

O hábito do publipost disfarçado cresceu e chamou não somente a atenção de leitores mais assíduos, como também dos órgãos reguladores. Recentemente, o Conar abriu uma investigação contra 3 blogueiras famosas por uma ação publicitária velada de uma rede de cosméticos em seus respectivos blogs.

Publicidade em blog, como lidar ? – A ação do Conar vem na esteira do amadurecimento dos leitores de blogs. Se os veículos se profissionalizaram, não se pode esquecer que também os leitores são hoje muito mais habituados com novos formatos de mídia.

Assim, a tendência é que matérias pagas, sem nenhum tipo de identificação, caiam no desgosto popular e que blogueiras e blogueiros tenham cada vez mais que fortalecer sua identidade e idoneidade para manter seus leitores. Empresas, portanto, deverão investir menos em um publipost e mais em relacionamento e reconhecimento. Fica a dica**

Leitura Recomendada: Revista Galileu – Há algo de podre no reino dos blogs de moda e beleza

** Este post não é um publieditorial, que fique claro J

Por Camila Conte, Gerente de Relacionamento com a Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s