Pesquisa PR Newswire e Revista Imprensa: As empresas mais sustentáveis segundo a mídia


Este ano, foi realizada a 5ª edição da pesquisa sobre as empresas mais sustentáveis segundo a mídia, a 1ª com parceria da PR Newswire com a Revista Imprensa.

A pesquisa tem como objetivo aferir as empresas que não só se utilizam da responsabilidade social, ações como transparência e projetos com a comunidade e o meio ambiente, mas que divulgam esses projetos na mídia, tornando-se as empresas mais sustentáveis segundo a imprensa.

O levantamento realizado pelo quinto ano consecutivo é feito através do método de Auditoria de Imagem, onde o que importa não é tanto a quantidade de notícias publicadas, mas sim, a qualidade das publicações, e o alcance dessas notícias.  A forma de mensuração é a centimetragem ponderada, onde cada veículo impresso tem uma pontuação, de acordo com alguns critérios como alcance, circulação, credibilidade, espaço editorial, entre outros. Cada trecho da matéria citada ao trabalho de alguma empresa é marcado separadamente, recebendo uma pontuação. O saldo desses pontos somados (positivo menos o negativo) gera o ranking das empresas mais sustentáveis, de acordo com a imprensa.

Neste ano, foram consideradas as revistas América Economia, Amanhã, Carta Capital, Exame, Época, Época Negócios, Veja, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e o jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo. Foram medidas mais de 900 matérias. Não são consideradas na pesquisa Institutos e Ongs. O levantamento contemplou mais de 730 companhias, dando à Natura a 1ª colocação, inédita à empresa, por seu trabalho com comunidades e com o meio ambiente. O Google, que alcançou a primeira posição em 2010, se mantém bem, na 3ª colocação, com seu trabalho em RH. Importante ainda ressaltar que, quando se fala de sustentabilidade, não se trata meio ambiente como muitos pensam. Trabalhos com comunidade, transparência e RH, que visam o bem dos colaboradores, também se referem à Responsabilidade Social.

Para mais informações sobre a pesquisa, acesse: http://portalimprensa.uol.com.br/rankingsustentabilidade/home.asp

Marina Landert, Coordenadora de Análise de Conteúdo de Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Pesquisa PR Newswire e Revista Imprensa: As empresas mais sustentáveis segundo a mídia

  1. Igor says:

    Bom dia, Marina.

    Me chamo Igor e sou estudante da Universidade de Brasília. Em minha monografia, quero provar que uma carteira de ações que possui melhor imagem possui, também, maior rentabilidade. Mas para tal preciso do método e de maior detalhes sobre a pesquisa que vocês realizaram. É possível ter acesso a isto?

    Atenciosamente,

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s