Facebook + Jornalistas: como usar


O rápido crescimento do Facebook no mundo e, particularmente no Brasil, não poderia deixar de atingir a mídia. Além do compartilhamento de conteúdo – que impulsionou, por exemplo, o tráfego em sites de notícias, o FB também pode ser um recurso à mão para jornalistas que queiram entrar em contato com suas fontes ou com assuntos de seu interesse.

Buscando suas fontes

Um dos grandes trunfos do Facebook é poder encontrar cadastros com informações completas de pessoas. Jornalistas podem, sim, usar o FB para aproximar-se de suas fontes. A busca da rede, permite, inclusive, selecionar interesses por cidade, local de trabalho e instituição de ensino. Mas é preciso ter bom senso: ao abordar um contato, identifique-se de forma direta e profissional e nada de insistência neste ambiente. Funciona na vida real, funciona na vida virtual.

Assinando contatos

Com o recurso de assinaturas, é possível receber atualizações de um contato, mesmo que este não tenha autorizado um laço de amizade. O mesmo funciona para as páginas de empresas ou pessoas influentes. Assinar um contato pode ser uma maneira discreta de estreitar um laço.

Informações em grupos

Participar de grupos no Facebook pode ajudar a conseguir informações e fontes para uma reportagem. Os grupos reúnem pessoas debatendo um mesmo interesse, o que facilita a identificação de prováveis fontes dentro de um cenário específico.

Dica importante

Ricardo Sangion, Gerente de Expansão do Facebook no Brasil, disse em palestra no último Media On,em São Paulo: “É importante que o jornalista deixe claro em seu perfil as informações do lugar onde trabalha. Isto vai gerar confiança na fonte quando abordada”.

Leia mais:
Gerente vê Facebook menos imediatista que Twitter
Facebook para jornalistas


Por Camila Conte, Coordenadora de Relações com a Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s