Educação em Rede: o Uso das Mídias Sociais por Estudantes


Se a Internet revolucionou o modo como estudantes passaram a lidar com a pesquisa e contato com novas formas de conhecimento, as redes sociais certamente modificaram as relações entre colegas de sala e professores. No passado, para falar sobre lição de casa ou fazer um trabalho em grupo, era necessário reunir a turma do colégio presencialmente. Agora, graças a sites de relacionamento, o intercâmbio de idéias se tornou muito mais rápido, ágil e instantâneo.

O Facebook, por exemplo, permite a criação de grupos fechados e tem sido um recurso sempre à mão para estudantes. Rafaela Pereira, 20 anos, estudante de Publicidade da faculdade Cásper Líbero, usa o grupo dentro da rede social que foi criado por um colega de sala para trocar informações sobre trabalhos e provas. “Fico conectada o dia todo e é muito mais fácil saber das coisas da faculdade pelo grupo. Conversamos em tempo real, com vários colegas simultaneamente, e isso permite a elaboração de trabalhos de forma muito mais prática.”

Em contrapartida, não são todas as instituições de ensino que vêem com bons olhos a utilização de redes sociais por estudantes. No Rio de Janeiro, em 2011, uma estudante de 15 anos criou uma comunidade no Facebook onde debatia assuntos relativos à escola e postava respostas de lições e trabalhos. O grupo reunia mais de 700 alunos e resultou em uma suspensão à estudante. A escola entendeu que se tratava de uma “cola” online.

Para Elaine Tancredi, pedagoga e professora, as redes sociais podem ajudar alunos, mas é preciso que a regra do bom senso valha também para o ambiente online. “Um grupo na web nada mais é do que o reflexo de um grupo normal de estudo. Aquilo que não se faz em um trabalho em grupo – como cópias ou qualquer tipo de falta de respeito – não deve ser permitido também nesta plataforma.”

Leia mais:
Redes sociais, as novas parceiras de estudo
As Mídias Sociais estão renovando a Educação

Por Camila Conte, Coordenadora de Relações com a Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s