Prepare-se para se tornar fonte


Fonte, dentro do jargão jornalístico, significa aquela pessoa com a qual se pode obter algum tipo de informação. Com o boom da comunicação empresarial e do serviço de assessoria de imprensa, muita gente passou a ansiar por figurar no caderninho de fontes dos jornalistas e ter seu nome e identidade expostos na mídia.

Para ajudar as fontes a serem bem quistas e, portanto, requisitadas pela imprensa, separamos algumas dicas:

Seja disponível

Repórteres normalmente têm prazos apertados e trabalham em cima da hora, o que significa que ele eventualmente não poderá esperar você terminar sua viagem de negócios para atendê-lo. Ser disponível é o primeiro passo para se tornar referência no meio editorial.

Seja honesto

Nem sempre um repórter vai procurá-lo para falar coisas positivas de seu negócio. Às vezes, a mídia solicitará sua opinião em momentos de crise e fugir, nestes casos, é a pior solução. Ser transparente e solícito é a base para a construção de um bom relacionamento com a imprensa.

Seja relevante

Se você foi procurado pela imprensa para falar de determinado assunto, tenha foco. O jornalista não é um canal para veiculação de mensagens de auto-promoção, por isso, tenha em mente temas relevantes para tratar na conversa.

Seja isento

Ok, você pode tratar bem um repórter, mas querer agradá-lo em excesso pode ser o começo do fim. O principio de qualquer relacionamento sólido está na confiança e na relação jornalista/fonte isto não poderia ser diferente.

Prepare-se

Antes de uma entrevista, procure mentalizar que tipos de perguntas um repórter poderá fazer a você. Se a sua conversa girará em torno de dados ou números, tenha estes em mãos para embasar sua fala. Fuja do improviso.

Assessore-se

Se você quer potencializar suas chances de ser reconhecido como fonte ou se conseguiu um lugar cativo na lista dos jornalistas mas ainda têm dificuldade em lidar com entrevistas, comece a pensar na idéia de contratar um assessor de imprensa. Além de este profissional trabalhar para encaixá-lo em reportagens, ele também poderá prestar todo o auxílio no momento das entrevistas, direcioná-lo e treiná-lo para uma conversa bem-sucedida e um relacionamento duradouro.

Mais dicas de como se tornar uma boa fonte? Deixe comentários. 🙂

Camila Conte, Coordenadora de Relacionamento com a Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s