Retrospectiva 2011 – O que bombou no mundo do Jornalismo e do Marketing


O ano de 2011 está chegando ao fim e como esta é a época propícia para balanços, que tal relembrar os fatos mais marcantes nas áreas de jornalismo e marketing neste período? Mudanças, cortes, perdas e conquistas… Veja o que bombou nestes segmentos nos últimos 12 meses.

Diploma – cai ou não cai?
Mais um ano se foi e a polêmica da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista continua a todo vapor. Depois da queda da obrigatoriedade da formação específica para jornalistas, em 2009, o assunto não parou mais de pegar fogo. Em novembro deste ano, o Senado aprovou uma emenda que pede a volta do diploma para a área. O projeto ainda precisa ser votado em segundo turno, mas já mostrou que a discussão continua em alta.

The Daily – O futuro chegou
Ele nasceu! O primeiro jornal digital, feito sob medida para ser lido via Ipad, chegou ao mundo da mídia em fevereiro e mostrou que, sim, estamos revolucionando o modo como consumimos notícias.  “Sem papel. Sem máquinas de prensas de preços milionários. Sem caminhões de entrega. A economia gerada será passada ao leitor, por isso que podemos oferecer o The Daily por apenas 14 centavos de dólar por dia.” – disse Rupert Murdoch, executivo da Apple, na ocasião do lançamento do periódico. Oito meses depois, o The Daily já tinha 120 mil assinantes semanais – bem mais que muita revista tradicional por aí.

Boa noite e adeus, Fátima.
Já na reta final de 2011, uma surpresa no maior telejornal do país: depois de 13 anos no ar ao lado do marido, William Bonner, Fátima Bernardes reuniu a imprensa e disse adeus à bancada do Jornal Nacional. A dissolução – pelo menos no âmbito profissional – de um dos casais mais carismáticos da cena jornalística rendeu notícias e mais notícias por vários dias. Sua sucessora foi anunciada na sequência. Patrícia Poeta migrou do Fantástico para o JN e pôs fim à história da dupla. Bye bye e até logo, Fátima.

 Perdas e danos
O ano de 2011 também foi cenário para perdas dentro do jornalismo. A violência no Rio de Janeiro acabou por vitimar o cinegrafista Gelson Domingos, da Band, que foi baleado enquanto cobria um tiroteio entre policiais e traficantes, na Favela de Antares, zona oeste do RJ. Este ano também vai ser lembrado pela partida precoce de Ale Rocha, um dos maiores críticos de TV do país, que faleceu em dezembro, após anos lutando contra uma doença nos pulmões. A área e o mundo podiam ter passado sem essas perdas, concordam?

 

Sandy, a devassa
Que Paris Hilton, que nada! Sandy deu o que falar ao protagonizar a campanha da cerveja Devassa e ser a musa do camarote da marca no carnaval. Muita gente torceu o nariz, muita gente achou o máximo. O fato é que a escolha da cantora – conhecida pelo recato e timidez – e sua perfomance de Conga, Conga em cima de um balcão geraram um buzz danado.

 Pôneis benditos
O ano de 2011 deve ter sido bem bacana para os executivos de marketing da Nissan. A marca apostou na divertida campanha “Pôneis Malditos” e sua estratégia estruturada a levou aos topos das discussões dentro e fora do ambiente online. Quer uma prova do sucesso? Um estudo da Unruly Media mostrou que o vídeo da campanha foi o 9º comercial mais compartilhado do mundo neste ano. Ponto dentro, Nissan.

Gisele ensina… Ou não
A marca de lingerie Hope trouxe a top Gisele Bundchen em trajes íntimos ensinando como explicar ao marido o rombo no cartão de crédito. Teve muita mulher que não gostou e se sentiu ofendida com a imagem estereotipada da propaganda e o resultado foi uma avalanche de comentários e polêmicas e até um pedido para a retirada da campanha do ar. O veto foi negado e o saldo final para os executivos que assinaram a peça foi um só: muito barulho por nada.

Lembra de mais algo que abalou as áreas acima em 2011? Compartilhe com a gente!

Camila Conte, Coordenadora de Relacionamento com a Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s