Como criar e gerir uma página empresarial no Facebook


O Facebook emergiu como uma das maiores e mais importantes redes sociais dentro do cenário da web e estar presente nele tornou-se crucial para muitas empresas. Mas por onde começar quando se deseja criar uma página de sua companhia dentro do Facebook? Que estratégia adotar, quais recursos usar? Algumas dicas podem facilitar o trabalho de gestão e manutenção de uma page, contribuindo para o sucesso da iniciativa.

Página sempre, perfil nunca

Muita gente ainda tem dúvida sobre o que escolher na hora de montar um espaço para uma empresa dentro do Facebook: página ou perfil? É importante lembrar que o próprio Facebook estipulou como regra a criação de páginas e vetou a utilização de perfis no momento de divulgação de uma companhia. Enquanto no perfil há recursos como adicionar amigos, a página permite ser “curtida” e compartilhada por seus fãs. Assim, o primeiro passo é optar pela criação de uma fan Page, para não correr o risco de ser banido pela equipe do FB. 

Foco na estratégia

Defina o que você pretende divulgar na página de sua empresa: o foco é institucional, promoção de produtos ou serviços? Saber sobre o que será falado é fundamental na hora de criar uma fan Page no Facebook. Este é o primeiro passo que guiará, muito provavelmente, todos os passos seguintes. 

Use os recursos a seu favor

Uma vez criada, a página pode contar com variados recursos. Há a possibilidade de postagem de fotos, criação de álbuns, sincronização com outras mídias (como Youtube, Twitter e Flickr) e realização de enquetes. Saiba como usar estes recursos a seu favor e use-os. Abrir uma página e postar somente texto pode não ser atrativo para seu público-alvo, por isso mescle outras ferramentas, tornando a divulgação de um conteúdo mais dinâmica e interativa.

Seja profissional

Não é porque se trata de uma rede social que abusar da informalidade está permitido dentro do Facebook. Mantenha uma fan Page com um layout adequado (por exemplo, escolha uma figura que represente sua marca ou empresa como foto principal), tome cuidado com erros de português e procure não se envolver em polêmicas. 

Divulgue

Uma vez estruturada, uma página necessita de divulgação. Inclua sua página como referência em assinaturas de e-mail, use um link para ela em seu website e peça para seus colaboradores compartilharem os conteúdos postados nela, gerando fluxo.

Referências: How to Create Business Pages on Facebook
Mais informações sobre criação de páginas no Facebook aqui

Por Camila Conte, Coordenadora de Relacionamento com a Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s