O Monitoramento desperta iniciativas importantes para empresas que buscam uma boa estratégia de comunicação


Parte 2

Com o mercado de comunicação em constante crescimento, o monitoramento vai se consolidando como uma das melhores ferramentas para empresas visualizarem sua imagem perante a mídia. Para se ter um monitoramento completo e seguro, é preciso saber o que, onde e de que maneira estão falando de sua empresa. Esse tipo de ferramenta proporciona às empresas uma ampla visão daquilo que a mídia apresenta e aponta muitas vezes se os objetivos desejados foram alcançados ou não.

Como o universo dos meios de comunicação tem uma grande dimensão, o monitoramento deve focar um número determinado de veículos, por exemplo, uma empresa “X” pode ter publicado 100 notícias no mês em determinados veículos e apenas 20 delas foram publicadas em veículos de grande peso na imprensa, já a empresa “Y” teve 50 matérias, e todas essas foram publicadas em veículos de grande importância. Ou seja, nem sempre a quantidade de publicações indica que a empresa está atingindo seu público de maneira eficaz.

As mídias de maior circulação têm audiência elevada e podem ser consideradas formadoras de opinião, já outras podem deixar a desejar, não queremos desmerecer nenhum veículo, mas o monitoramento precisa apresentar a importância e a credibilidade nos resultados de cada publicação. É a partir daí que a empresa pode começar a identificar os pontos positivos e os negativos de sua imagem perante a mídia. O monitoramento se torna uma base de dados com todas as informações divulgadas a respeito do cliente.

Atualmente, alguns confundem o monitoramento com o clipping, mas o monitoramento vai além da seleção de matérias de jornais, revistas, sites e etc. O que difere os dois é a forma como são apresentados e não o seu conteúdo. Segundo Alexandre Martins – Bussines Development da PR Newswire, “o monitoramento nada mais é do que o clipping em movimento permanente. Na forma, o clipping é um produto empacotado, entregue, cuja embalagem é a newsletter. O monitoramento é dinâmico, analítico, vivo, pois permite interpretações”. O Clipping pode servir como base para análises comparativas que o monitoramento de notícias é capaz de oferecer.

Por Mariana Gonçalves, Executiva de Contas
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s