Comunicação e estresse: faz parte?


Relações Públicas é a 2ª profissão mais estressante segundo pesquisa da CareerCast

Uma pesquisa conduzida pelo site CareerCast  e publicada recentemente pelo Portal Exame revelou as 10 carreiras mais estressantes de 2010. No ranking, atividades na área de comunicação figuram em 04 postos. Relações Públicas galgou o 2º lugar na pesquisa, Fotojornalista ficou em 4º, Repórter apareceu em 5º lugar e Executivo de Contas, em 6º lugar. Isso significa que entre as 10 profissões com maiores índices de estresse, 40% vêm do setor de comunicação.

A própria matéria-prima do trabalho dentro da área favorece os índices de estresse. Lidar com a informação em uma ponta – que acontece a todo instante, 24 horas por dia, 07 dias por semana – e com a pressão dos clientes, do outro lado – é uma mistura certeira para elevar os níveis de adrenalina.

Antonio Tupy, diretor de Recursos Humanos da PR Newswire – uma das maiores empresas de comunicação do mundo – avalia estes índices. “O estresse está presente em todos os segmentos e saber lidar com ele é fundamental para o bem-estar na carreira. O estresse aparece, principalmente, quando o profissional é retirado de sua zona de conforto e precisa encarar desafios diferentes”, comenta.

“Por isso, é necessário entender que algumas atividades na área de comunicação não são pautadas por uma rotina. Pelo contrário, exigem flexibilidade de horário e de comportamentos. Conviver com isso de forma natural e gostar do que se está fazendo são os primeiros passos para não se estressar. É preciso não olhar para o trabalho como um castigo, mas como algo prazeroso que escolhemos para nossas vidas”, emenda Tupy.

Além de encarar o trabalho com leveza e saber conviver com os altos e baixos da rotina profissional, é sempre importante ter uma válvula de escape. Cultivar um hobby e saber se desligar do trabalho nos momentos de lazer são outros fatores que ajudam a manter baixos os níveis de estresse.

Por Camila Conte, Coordenadora de Relações com a Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s