A Nova Cara do Release


Ivy Lee e a força dos press releases

Os press releases – comunicados enviados pelas empresas para a mídia – surgiram no início do século XX. A princípio, tratavam-se de textos de cunho essencialmente publicitários, direcionados aos veículos em formato de matéria “paga”. Entre as décadas de 10 e 20, no entanto, Ivy Lee, um experiente jornalista norte-americano, modificou a lógica dos releases, ao defender que eles deveriam informar a imprensa e o público de forma clara e transparente.

Atualmente, um fluxo de releases, vindos das mais variadas empresas ao redor mundo, chegam às mãos de jornalistas e geram milhares de pautas dos mais diversificados assuntos. A PR Newswire, por exemplo, distribuiu somente no ano passado mais de 2,5 milhões de releases. Não é exagero dizer que os press releases são hoje uma das principais e mais relevantes ferramentas de trabalho utilizadas pela imprensa global.

A evolução dos press releases

Se em seu surgimento os releases eram enviados por meios como o telégrafo e o correio, com a chegada do fax e a sua popularização nas décadas de 80 e 90 a distribuição em massa destes textos foi impulsionada. O e-mail popularizou de vez o envio dos press releases e deu agilidade à disseminação da informação, possibilitando a pulverização em tempo real e exploração de recursos multimídia, que enriquecem os informes e garantem mais conteúdo a diversos públicos.

MNR e ARC

Inicialmente estáticos e em papel, os releases evoluíram para versões multimídia, incorporando recursos como fotos e vídeos. O Multimedia News Release ou MNR – um produto da PR Newswire – é um release que facilita a entrega de notícias em formato multimídia: texto, foto, vídeo, áudio, logos e documentos relacionados em uma plataforma HTML dinâmica. Geralmente, o MNR é usado por empresas para divulgações de comerciais em vídeo e/ou áudio, lançamento de produtos e apresentações de CEO.

Já o ARC – (do inglês Access, Reach and Conect), também da PR Newswire – integra conteúdo multimídia dinâmico – vídeos, áudio, textos, fotos, links, elementos virais, pesquisas e conteúdo promocional em um único arquivo de press release. O ARC pode ser facilmente replicado em redes sociais, sites de vídeo online, blogs e etc.

Confira um infográfico mostrando a evolução do Press Release aqui

Por Camila Conte, Coordenadora de Relações com a Mídia
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: