O que é Relações Públicas e como se relaciona ao Marketing Social?


O que é RP? Esta questão surgiu em um webinar na semana passada, e isso me fez pensar.

 

Tradicionalmente Relações Públicas é entendido como o gerenciamento da opinião pública. Começa com a conscientização, e em seguida, por meio da implantação de mensagens ou experiências, são extraídas respostas emocionais, opiniões são moldadas e a reputação formada. Nesse ponto, podemos começar a avaliar as  próximas ações para o público, quer esses resultados sejam medidos por número de votos, volume de compras ou algum outro comportamento.

Este ebook grátis oferece uma série de novas táticas para que suas mensagens ganhem a atenção da imprensa.

Hoje, a essência do RP não mudou – ainda se refere sobre influenciar a opinião e comportamento. No entanto, os mecanismos para a construção de awareness e influenciar opiniões mudaram dramaticamente. Tweet isso.

Logo, hoje quando penso sobre o que é RP hoje, tenho uma resposta múltipla.

RP é mutável. Está mudando e mudando de novo e, logo, mudará outra uma vez mais. As táticas tem que caminhar junto ao público, que hoje está se fragmentando e se unindo novamente em uma variedade de canais digitais. É obrigatório para os profissionais de RP entenderem e abraçarem os canais onde seus públicos estão.

PR é mensurável. É hora de esquecer números vagos, como valor de equivalência de anúncios e números de impressões (visualizações), e começar a quantificar o impacto de RP no balanço das empresas. Isso significa medir os resultados, e não só os investimentos. A boa notícia é que os canais digitais e seus meios de comunicação são visivelmente mensuráveis. O potencial de uma notícia pode ser medido pelo volume de discussão que conteúdo provocou e pela repercussão conquistada na mídia. A interação que acontece pode ser rastreada por meio de dados sociais e por outras referências de informação dos websites. Os resultados podem ser contabilizados e correlacionados diretamente com as atividades de relações públicas.

RR é multifacetado. As conversas que impulsionam o conteúdo que publicamos podem ganhar mídia, classificação em buscas e gerar influência social. Os resultados disso são maiores, melhor qualificados e com muito mais envolvimento com os públicos. Influenciadores podem ser encontrados em qualquer lugar – em grupos de discussão, em uma curadoria de conteúdo social, blogs de própria autoria, participando de fóruns, e é claro, escrevendo para meios de comunicação. O desenvolvimento de mensagens e conteúdo para atingir e servir o leque de formadores de opinião e seus respectivos públicos é da competência do atual profissional de RP.

É multimídia, multicanal, multiplataforma. É difícil conseguir atenção para uma mensagem sem um recurso visual. O Facebook dá uma vantagem de visibilidade para as mensagens que incluem vários recursos visuais. Todas as redes sociais como Pinterest , Instagram e YouTube (que também é o segundo maior buscador do mundo) são construídas com base em conteúdo visual. Além de ganhar a atenção, um bom conteúdo digital pode ter uma longa vida útil e continuar a acumular público por muito tempo depois de sua divulgação. Profissionais de RP precisam pensar visualmente, e construir mensagens e estratégias de conteúdo para atingir o público em diferentes canais. Trabalhando o mix de mídia certo para cada um.

RP está em toda parte. O público vê nossas marcas e empresas por meio da internet. Comentários on-line, interações sociais e blogs de terceiros constroem reputação e são parte da equação de RP. A realidade é esta: as relações públicas não são mais apenas domínio do departamento de comunicação. Integração entre departamentos é crucial, já que muitos esforços como campanhas sociais ou pesquisa de mercado, podem ser iniciados em Marketing ou uma equipe voluntária que muitas vezes pode não ter plena consciência das oportunidades de ganhar mídia ou apoio social para seu conteúdo.

Os profissionais de RP precisam estar atentos a todos os canais de comunicações, não só para controle da mensagem, mas para sua amplificação.

Portanto, aqui está minha resposta para a pergunta: “O que é o RP?”. Estou curiosa para saber se você concorda ou não. Por favor, deixe seu comentário!

Este texto foi traduzido do post escrito por   no Blog Beyond PR, no dia 05 de fevereiro de 2014.

Sarah Skerik é Vice-Presidente de Content Marketing da PR Newswire, e autora dos e-books Driving Content Discovery e  New School Press Release Tactics.  Twitter: @sarahskerik.O que é RP

Traduzido e Adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

About these ads

One Response to O que é Relações Públicas e como se relaciona ao Marketing Social?

  1. Pingback: 6 Dicas – Como usar o Novo Design do Twitter para RP | Blog PR Newswire

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 61 outros seguidores