Pinleague mostra boas práticas de desenvolvimento de marcas no Pinterest

Este texto foi traduzido do post escrito por Natalie Bering no Blog Beyond PR, em 24 de outubro de 2012.

A Conferência de Marketing Online é um parque de diversões para profissionais de marketing aprimorar seus conhecimentos e estreitarem relacionamentos com colegas de profissão. Com a convergência de relações públicas e marketing, é natural que eu vá ao evento e compartilhe o conhecimento com meus clientes, e agora com todos vocês.

Uma das minhas primeiras sessões para aquele dia foi “Acionando o Pinterest: a hora é agora” apresentada por Dany Maolney, CEO e Co-fundador da PinLeague – a plataforma de marketing do Pinterest para agências, empresas, e-commerce e editores.

287174913710064773_R4vbNq28

Os empresários ainda se empenham para conseguir utilizar o Pinterest nos negócios. De acordo com Maloney, essa é uma plataforma com a qual as marcas ainda estão se familiarizando, mas lutam para conseguir engrenar. Eu também estou tentando encontrar maneiras para melhorar os resultados, especialmente para a organização sob minha responsabilidade, @PRNHealth.

Maloney salientou que o “Eu” em “O que eu quero ser” traduz a posição das marcas. Qual é a orientação da sua marca? O que é que você precisa mudar na percepção dela?

Os objetivos das companhias no Pinterest podem ser divididos em dois: trabalhar a presença de marca ou gerar mais tráfego. Ambos têm valor, sendo a última mais relacionada a mensurações de retorno de investimento – as duas ajudam a aprimorar os resultados SEO.

Estatísticas de audiência do Pinterest:

A audiência do Pinterest age de forma autônoma – estão procurando por quem querem encontrar e pelo que querem fazer. Isso somado ao grande número de mulheres utilizando a plataforma, em média elas estão na faixa de 25 a 44 anos. Aqui estão algumas estatísticas interessantes que ele compartilhou:

Menos de 1% de sentimentos negativos na plataforma.

Contribuição de 20% para o comércio via rede social (social commerce).

O tempo de meia-vida de um “pin” é de pouco mais de uma semana, comparado com 80 minutos para um post no Facebook e dentre 5 a 25 minutos para um tweet. Meia-vida é o tempo que leva para a audiência cair para a metade do seu valor inicial, exemplo: o tempo que demoraria para cair de 100 (inicial) para 50.

O Pinterest não trata só de gerar diálogo, mas de disponibilizar conteúdo de qualidade. É uma taxa de 175 pins para um comentário.

O valor médio das compras no Twitter é de $69, no Facebook é de $80 e no Pinterest de $179.

A PinLeague estima que dentro de 12 meses o Pinterest terá 90% das 1500 maiores marcas.

Agora, a pergunta é “como fazer o Pinterest funcionar para a sua marca”? De acordo com Maloney, “levar para o lado da rentabilidade rápida é uma receita para o fracasso”. Essa é uma plataforma social como qualquer outra, o benefício para a sua marca vem em longo prazo. O conselho dele foi “investir na construção da audiência primeiro, na rentabilidade depois”.

Começando a trabalhar a sua marca no Pinterest:

Você deveria investir tempo e energia para trabalhar a sua marca no Pinterest? Maloney é curto e direto: SIM.  Em uma resposta mais detalhada ele fala da implicação de aderir enquanto o Pinterest é “recente”: permitir à marca estabelecer credibilidade e criar audiência dentro da plataforma antes da inevitável pressão por rentabilidade, quando anúncios podem ser vendidos e pins promocionais criados. Nesse momento Pinterest ajuda a elevar o alcance do conteúdo sem custo.

Se você é novo no Pinterest e não sabe o que fazer, Maloney recomenda a criação de 12 boards para superar o “bloqueio inicial”. Cinco boards sobre coisas que seus clientes amam, cinco sobre coisas que eles podem ter dificuldade de passar a saber e dois sobre a sua marca.

Se você já começou a alavancar o seu Pinterest, olhe para os dados. Como está o desempenho dos Pins? Você tem seguidores influentes? Como estão indo os seus concorrentes? A PinLeague pode te ajudar com todos esses dados e, além disso, a atingir pessoas relevantes com base em no histórico de comportamento delas no Pinterest. Outras dicas sobre como elevar os seus Pins:

• Coloque uma boa foto principal.

• Direcione os fãs que você tem em outras plataformas para os boards e não peça que eles te sigam no Pinterest.

• Crie um concurso.

• Mantenha o conteúdo que as pessoas querem ver vivo nos seus boards.

• Combine conteúdo próprio com conteúdo de outras fontes, que sejam do interesse do seu público.

Aperfeiçoe o seu perfil no Pinterest

Promova uma troca de pins que sejam de assuntos relacionados.

Evite criar sobrecarga de pins, até mesmo as maiores marcas utilizam o pin poucas vezes por dia. Se você inundar seus seguidores com muito conteúdo e muito rapidamente eles ficarão irritados com a sua hiperatividade.

Quando perguntei a Maloney quais seriam as marcas no topo do Pinterest ele compartilhou alguns nomes de peso. GE foi citada pelo conjunto de boards que fortalecem a marca, Mashable por seu conteúdo de qualidade, Whole Foods fornece informação e ideias para seus seguidores e Karmaloop é um grande exemplo sobre como trabalhar a marca mostrando imagens engajadoras para contar histórias.

Recursos adicionais

O aspecto visual tem grande relevância para ganhar atenção online. Adicionalmente, ser amado pelos residentes do mundo das mídias sociais, imagens, infográficos e vídeos também geram visibilidade extra através dos mecanismos de busca e da mesma acontece forma com as redes sociais. Se você precisa de algumas ideias sobre como criar e utilizar recursos visuais para as campanhas de comunicação da sua organização, aqui está alguma informação adicional que pode ajudar com isso:

Autora: Natalie Bering is an account manager in PR Newswire’s San Francisco office.

Fonte: Blog Beyond PR

Traduzido e adaptado por Leonardo Camacho, Associate Customer Content Specialist
PR Newswire

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 30 outros seguidores