Aumente a exposição de uma mensagem usando múltiplos canais de comunicação

Este texto foi traduzido do post escrito por Sarah Skerik no Blog Beyond PR, em 17 de janeiro de 2013.

Se há uma coisa que eu aprendi durante minha longa permanência na PR Newswire, é esta: questões relacionadas à distribuição. No entanto, as maneiras como as empresas distribuem mensagens evoluiu. Não se trata mais de empurrar mensagens para o público consumir. O conteúdo “empurrado” está sendo agora aperfeiçoado de acordo com os interesses do público em termos de assunto, e tomamos cuidado ao construir links e multimídia para melhor informar e envolver. Nós também estamos confiando muito no que o bom conteúdo gera ao longo do tempo, como a audiência compartilha o conteúdo com seus pares e redes sociais e como o tráfego e interesse no conteúdo geram transformações no sinal de reconhecimento pelos sites de busca. A distribuição não é mais uma via natural. Ela funciona como uma rotatória de trânsito.

É importante manter tudo isso em mente, assim como perceber como o seu dedo está pairando sobre o botão de seu computador que irá enviar, postar ou publicar uma única parte do conteúdo, porque se você está confiando em um único canal, você está vendendo uma mensagem curta.

Conteúdo derivado e agregado – os pontos de partida

Distribuição de conteúdo por meio de múltiplos canais pode ser simples ou mais complexa, mas há um elemento comum – a distribuição multi-canal é baseada no conteúdo que é ou derivado da mensagem principal ou agregado para complementá-la.

Aqui temos um exemplo:

IMAGEM POST

Na semana passada, a PR Newswire lançou um blog post destacando alguns dos press releases de melhor desempenho em 2012, mas não parou por aí. Em vez disso, nós criamos várias peças extras de conteúdo para ilustrar e transmitir a mensagem. Aqui estão todos os ativos – e canais – que usamos para promover esta mensagem.

 A distribuição é o melhor tempero:

Nós poderíamos ter ficado apenas com o post original no blog. Mas, por adicionar o vídeo ilustrando os principais releases, incluir links para os releases no post, derivar deste post um release multimídia – e então distribuir todos esses elementos por meio do nosso press release e redes de distribuição, além de canais sociais, obtivemos um ganho de resultado na mensagem de 15 vezes mais visitas que um post do nosso blog gera normalmente.

Por que essa abordagem funciona?

Há uma série de razões para a abordagem multicanal de publicação e distribuição de conteúdo funcionar.

  • Mais canais, mais olhares. Partilhar e distribuir diferentes elementos de conteúdo em todos os canais atinge um público maior. A oportunidade aumenta exponencialmente quando você deriva o conteúdo de sua mensagem original. Por exemplo, a postagem no blog, vídeo e MNR que fizemos para “Content We Love” proporcionou oportunidades distintas para criar tweets, compartilhar e postar conteúdo relacionado à nossa mensagem central.
  • Oportunidade por relevância. Diferentes canais servem a interesses diferentes. O YouTube é um ótimo lugar para demonstrar os pontos-chave de sua mensagem visual, especialmente se você está mostrando exemplos ou como fazer dicas. SlideShare, por outro lado, tem muita utilidade para aqueles que fazem pesquisa, e pode ser uma ótima maneira de mostrar dados que não necessariamente ficam bons para o vídeo. O ponto é: manter a utilidade de cada canal em mente e afinar o seu conteúdo de acordo com ele.
  • Pesquisa. Os sites de busca são obviamente difusores cruciais de visibilidade. E criando múltiplos elementos de conteúdo, você dará aos sites de busca mais coisas para indexar que servirão aos pesquisadores interessados. É importante notar também que o YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo e oferece importantes benefícios de pesquisa.

Author Sarah Skerik is PR Newswire’s vice president of social media.  

Traduzido e adaptado por Tatiana Meneses, Gerente de Comunicação e Marketing, América Latina
PR Newswire

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 48 outros seguidores