Três formas de capturar e manter a atenção da audiência

Este texto foi traduzido do post escrito por Ken Dowell no Blog Beyond PR, em 27 de dezembro de 2012.

Criar um bom conteúdo que captura a atenção do seu público-alvo e engaja verdadeiramente a audiência é um novo dever para os comunicadores. Mas como fazer isso exatamente? A abordagem deve ser tão brilhante quanto sua equipe pode produzir e tão boa quanto a audiência que será envolvida por ela.

Emergir nu de um incêndio com um bebê dragão em seu ombro é uma forma de capturar a atenção das pessoas (Felizmente, há formas mais fáceis de capturar audiência, nós discutiremos isso hoje).

Emergir nu de um incêndio com um bebê dragão em seu ombro é uma forma de capturar a atenção das pessoas (Felizmente, há formas mais fáceis de capturar audiência, nós discutiremos isso hoje).

Já que a opção não está aberta para a maioria das pessoas, nós precisamos pensar no que interessa e é relevante para quem nós queremos alcançar. Você pode, por exemplo, escrever em linguagem contábil e saber que seu conteúdo não será algo exatamente viral. Mas qualidade, nesse exemplo, significa produzir conteúdo informativo para os profissionais que você está tentando alcançar.

Se você não tem algo interessante, não importará como você distribuirá. Mas a definição do que é interessante está nas mãos da audiência, e seu trabalho na distribuição da informação está em achar a audiência apropriada, posicionando seu conteúdo para ser descoberto pelas pessoas que você acredita serem valiosas.

Os 3 S’s das estratégias de conteúdo

Para fazer isso, você terá que levar em consideração os 3 S’s da moderna distribuição de conteúdo: pesquisa (search), social e transmissão (syndication).

A pesquisa (search) ainda é, provalvemente, a última ferramenta do consumidor para filtrar os ruídos e encontrar exatamente o que ele quer. Na verdade, toda a indústria é baseada em torno de SEO. E o SEO se tornou praticamente tão predominante que as ferramentas de buscas, lideradas pelo Google, trocam seus algoritmos quase semanalmente para neutralizar a prática de manipular manchetes, palavras-chaves e links, etc. O que o Google recomenda? Criar bom conteúdo e postar em bons sites. Não é uma má opção.

O social substitui o desvio do olhar desinteressado com o endosso subentendido da recomendação de amigos, seguidores ou conexões. É um tipo de “mecanismo de descoberta”, que faz com que o conteúdo seja comentado entre seus amigos e conhecidos, não apenas para fazer recomendações de restaurantes. Minha recomendação, nesse caso, é similar a uma pesquisa. Preocupar-se com a otimização através do uso de hashtags, hora do dia para publicação ou número de repetições da mensagem, não será tão importante quanto gerar um conteúdo que o público queira compartilhar.

Transmissão (syndication) talvez seja menos comum, mas é uma poderosa ferramenta para “descobrir assuntos”, e que precisa ser considerada na escolha de como você vai distribuir seu conteúdo. O interesse específico está superando o interesse geral para as pessoas que recebem a mensagem e para as que enviam a informação, essa direção vai te ajudar a chegar onde você quer ir (por exemplo, o Widget da PR Newswire, que é incorporado a centenas de sites e blogs em todo o mundo, oferece para cada parceiro apenas o conteúdo que atende à descrição do que seus leitores querem ver.)

As novas mídias, novos dispositivos e novas ferramentas abriram novas oportunidades em marketing e relações públicas para serem editores e conversar “com” a audiência e não “para” ela. Mas há uma multidão de outros falando, e o ouvinte filtra cada vez mais seu fluxo de mensagens. Apenas o bom conteúdo, colocado nos lugares certos, chegará.

Autor: Ken Dowell é vice-presidente executivo de mídias sociais e desenvolvimento de audiência da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por  Marina Landert, Coordenadora de Análise de Conteúdo de Mídia
PR Newswire

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 47 outros seguidores