10 Melhores Práticas para Mídias Sociais

 

Post originalmente publicado no Blog da PR Newswire USA em 03 de janeiro de 2013.

editorial-guidelines-sticky-note

 

Recentemente, eu me desafiei a trazer à tona as 10 melhores práticas para mídia social em um breve resumo. Assim que comecei, percebi logo que seria difícil manter a lista para apenas 10 itens. Fiz uma pesquisa e tratei de ir eliminando regras excessivas, para enfim conseguir delinear os 10 principios básicos para ser bem sucedido nas mídias sociais.

#10 – Conte com boas ferramentas
Você definitivamente pode traçar uma estratégia para mídia social somente contando com o acesso via web para Twitter e Facebook, mas se você quiser mensurar seu desempenho neste segmento e ter uma presença bem orquestrada para a sua marca (pessoal ou empresarial), então você precisa pensar em ferramentas que podem economizar tempo e dar estatísticas úteis. Alguns dos meus favoritos incluem Hootsuite (web e mobile), SocialOomph, Buffer, Twitter lists, SproutSocial, Bit.ly e Topsy.

#9 – Seja legal
Pode parecer simplista, mas eu não me canso de reforçar o quanto isto é importante. Mídia Social está diretamente relacionada ao envolvimento do ser humano, participando de uma grande festa virtual. Então isso significa ser bom e ajudar os outros sempre que possível. Oferecer respostas quando as pessoas estão procurando por elas.Especialmente quando você não tem nada para se beneficiar disto. As pessoas notam e lembram-se.

Quer que um jornalista no Twitter lembre-se de você com carinho? Ajude-os com uma dica descompromissada, sem interesses pessoais.

# 8 - Seja receptivo
Você tem que manejar suas contas sociais. Clientes esperam que você proveja um serviço equilibrado. Para isso, é preciso responder a perguntas e manejar as preocupações. É melhor ter um ou dois canais de mídia social bem administrados do que várias contas que você não consegue acompanhar.

#7 – Comprometa-se
Não há necessidade de comprar um anel de diamantes para isso, mas você precisa envolver sua audiência. Um fluxo de tweets que não têm ou com poucas respostas é pouco diferente de mídia paga. Se você quiser mídia espontêna, você tem que participar ativamente da conversa.

# 6 - Tenha diretrizes editoriais claras
Diretrizes em seus editoriais podem ser muito simples, mas são essenciais para sua estratégia, mesmo se você for o único gerente de contas de Mídia Social. Você precisa deixar claro quais tópicos irá debater ou não dentro das contas sociais de sua marca.

Isto, claro, se torna muito mais importante quando você tem várias pessoas integarindo em seus canais de mídia social.

# 5 -
Tenha um plano de crise

Mesmo que seja algo simples, um plano de crise é essencial. Liste quem precisa ser consultado ou contatado em uma situação potencial. Se você tem vários gestores de contas, é preciso deixar claro o que configura ou não uma crise.

Mantenha isto de forma simples. Não é necessário supervalorizar uma situação de risco.

# 4 - Tenha uma missão clara
Você deve ter uma razão para guiar seus esforços em mídia social e você deve ser capaz de colocar isso claramente em uma ou duas frases. Mais uma vez, como já descrito acima, isto é especialmente importante se você tem várias pessoas trabalhando em conjunto, mas mesmo que seja só você, mantenha isto como um lembrete diário.

# 3 – Escute!
Ouça seus clientes, ouça especialistas do setor, ouça os seus concorrentes e, em seguida, ouça um pouco mais algumas pessoas. Ouvir é aprender, ou seja, nunca é o bastante.


# 2 - Defina políticas e diretrizes de mídia social
Suas políticas e diretrizes não precisam ser complicadas, mas elas precisam existir e precisam estar disponíveis para que os funcionários tenham fácil acesso a elas. Todos devem estar familiarizados com elas e, mais importante, precisam ter uma compreensão clara das mesmas.

E, por último, mas não menos importante:

# 1 - Como sua mãe sempre disse: “Seja verdadeiro!”
Talvez sua mãe não tenha dito isso, mas eu tenho certeza que alguém já o fez. Sério, seja humano, seja você mesmo, seja “real”. O maior presente das mídias sociais é a oportunidade de humanizar uma marca e ser real é a única maneira de fazê-lo.

Deixei algo de fora? Avise-me caso considere um item #11. Gostaria muito de ouvir seus pensamentos sobre as melhores práticas.

Victoria Harres é Diretora de Desenvolvimento de Audiência na PR Newswire, a voz principal por trás do twitter @PRNewswire, líder do @Business4Better , palestrante frequente e escritora sobre mídia social para os negócios.

Traduzido e adaptado por Camila Conte, Gerente de Relacionamento com a Mídia
PR Newswire

 

About these ads

One Response to 10 Melhores Práticas para Mídias Sociais

  1. Delores diz:

    I go to see day-to-day some blogs and websites to read articles, but this weblog offers feature based posts.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 39 outros seguidores