O que é um conteúdo de qualidade?


Este texto foi traduzido do post escrito por Ken Dowell no Blog Beyond PR, em 13 de dezembro de 2012.

Toda discussão de relações públicas e práticas de marketing virtual, em dado momento, abrange a importância da qualidade do conteúdo a ser divulgado. Trata-se da base absoluta para a divulgação da marca, marketing de conteúdo, mídias sociais, serviços de mensagem e tudo que for relacionado à comunicação realizada por empresas.

A necessidade por qualidade se aplica a todas as dimensões da comunicação. A qualidade não deve ser diferente caso o que esteja escrevendo seja um press release, um white paper, conteúdo patrocinado ou até mesmo um post de blog. A qualidade transcende a categoria.

O que exatamente é um conteúdo com qualidade? Com frequência essa pergunta é respondida com o que não caracteriza um conteúdo de qualidade: não ser Spam, não utilizar jargões, não abusar de mecanismos de posicionamento online. É sempre mais simples apontar o que não devemos fazer.

Se formos definir o que conceitua qualidade, precisamos começar pelo nível mais básico. Conteúdo de qualidade é um texto bem escrito. Isso significa que é conciso, claro e gramaticamente correto. Não me lembro de ter lido algo cujo conteúdo fosse tão brilhante ao ponto de conseguir ignorar os erros gramaticais, frases mal formuladas e sentenças sem pausa ou raciocínio lógico.

content

O conteúdo de qualidade deve ser honesto. Ser honesto sobre o que é e quem o escreveu. Se for um conteúdo pago, que envolva propaganda, isto deve estar claro no texto, da mesma forma que quem o escreveu e se estiver representando uma organização. Ao referenciar ideias de outros autores e pesquisas é apropriado fornecer a fonte utilizada.

O Blog Google Webmaster refere-se à qualidade como “conteúdo engajado, que tenha valor, e que seja diferenciado, único”.  Relevância, bom embasamento, credibilidade e facilidade de leitura são alguns outros atributos citados por vários autores da Web. Outras qualidades citadas por diversos autores online destacam a utilidade da informação, relevância, embasamento, credibilidade e a facilidade de leitura.

Eu acredito que um conteúdo de qualidade deva ser ao mesmo tempo interessante e informativo, possuir propriedades educativas e entreter o leitor. Um conteúdo de ótima qualidade atende todas essas especificações.

Existem muitas formas para deixar um conteúdo interessante e divertido. Uma boa opção é adicionar conteúdos multimídia, como imagens e vídeos, possibilitando a propagação de sua mensagem de forma interativa e fugindo dos blocos de texto. Um texto diferenciado que exprima as características e personalidade do autor também pode ser um diferencial.

Conteúdo de qualidade não precisa ser brilhantemente original, ou nunca antes abordado. Um bom texto traz o conteúdo de volta para as rodas de discussão. Pinta uma nova abordagem adicionando novos aspectos ao tema.

Quão bom é seu conteúdo? Tente se perguntar se você ficaria interessado pelo seu texto e por quê. Se sua resposta for positiva você está no caminho certo.

Autor: Ken Dowell é vice-presidente executivo de mídias sociais e desenvolvimento de audiência da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Cecília Paterno – Supervisora Mesa Editorial.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 50 outros seguidores