5 lições de Mídia Social que eu aprendi com meu jardim

Post originalmente publicado no Blog da PR Newswire EUA em 21 de junho de 2012, porSarah Skerik, vice-presidente de mídia social da PR Newswire e autora do E-book gratuito Unlocking Social Media for PR.   

No último fim de semana eu passei cerca de sete horas em meu jardim, reparando alguns danos causados pelo excesso de entusiasmo de meu marido. Algumas das plantas estavam com cortes estranhos e a maioria das flores que estava brotando se foram.

 

Enquanto eu carpinava, cavando novas arestas (com uma pá de trincheira, caso ele tivesse a ideia de cortar meu jardim novamente) e trabalhava com compostos no solo, eu percebi que embora estivesse com raiva do meu marido, parte da culpa daquilo era minha também. Eu havia deixado algumas ervas daninhas crescerem fora de controle, escondendo algumas bordas. Ele poderia ter sido mais cuidadoso, mas eu poderia ter sido mais vigilante. Em última análise, o problema foi culpa minha.

Em algum momento da minha atividade, comecei a pensar sobre as similaridades entre a manutenção do jardim e as Mídias Sociais. Fato é que, muitos dos princípios da boa jardinagem podem ser aplicados para cultivar (e manter e crescer) uma sólida presença para sua marca.

  1. Não use um cortador de grama quando um aparador de mão seria o mais  adequado. Problemas diferentes exigem diferentes ferramentas. Eu obtive melhores resultados arrancando ervas daninhas e plantas de corte com a mão. Claro, leva mais tempo, mas eu consigo um ROI melhor (ou uma melhor colheita) quando uso as ferramentas certas para cada trabalho. Investir tempo em angariar as influências certas no vasto cenário das mídias sociais pode fazer com que suas campanhas e mensagens decolem. Procure por blogueiros socialmente conectados e habitantes das redes que realmente se preocupem.
  2. Acabe com os invasores indesejados. Poison Ivy, espinheiro e alho mostrada são o terror do meu jardim. Eu aprendi desde cedo que preciso manter o olho nestas espécies e literalmente acabar com o mal pela raiz. Se deixá-las por conta própria, rapidamente farão seu estrago. Más opiniões, comentários sarcásticos em blogs e comentários trolls no Facebook são o equivalente em mídia social. Mantenha-se atento à negatividade e responda de modo apropriado. Muitaz vezes, o melhor ataque é simplesmente prestar atenção.
  3. Cultive as coisas boas. Plantas fortes e saudáveis podem sufocar as ervas daninhas. Trate os fãs e seguidores que se engajam com a marca do mesmo modo que eu trato minhas roseiras – dê-lhes atenção especial e alimente sua atenção com empenho. Com cuidado, eles irão florescer. Sem isto, poderão murchar e morrer.
  4. Saiba a diferença entre o capim-colchão e orquídeas. Em outras palavras, entenda o seu público. Do ponto de vista da Mídia Social, isto significa escolher a rede mais adequada para seu tipo de audiência e objetivos de negócios. Pela perspectiva do jardim, significa: não pulverize uma planta a menos que esteja 100% certo de sua identidade.
  5. Manter sempre é mais fácil do que ter que parar para resolver grandes problemas. Se eu tivesse dado mais atenção ao que estava acontecendo no meu quintal e o quanto as ervas daninhas estavam prejudicando o espaço, meu esforço hercúleo para recuperar minha plantação não teria sido necessário. Vigilância e manutenção são boas para jardins e também para a presença social de sua marca.

Neste ponto, eu poderia sugerir mais uma dica: se todo o resto falhar, abra novos sacos de compostagem, espalhe e aguarde os frutos. Na realidade, às vezes é melhor esperar as sementes vingarem. Nós todos já vimos campanhas sociais que parecem ter sido construídas a toque de caixa. Entretanto, estas iniciativas rápidas e fáceis raramente rendem bons frutos. Um jardim bonito demanda cuidados constantes, e assim é com a presença da sua marca nas redes sociais.


Traduzido por Camila Conte, Gerente de Relacionamento com a Mídia, PR Newswire

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 39 outros seguidores