4 Dicas Essenciais para Escrever Efetivos Títulos de Press Releases


O título de um press release (ou, provavelmente, de qualquer outro conteúdo que você publique online) é um dos elementos mais importantes da página. O título é o componente que os jornalistas vêem primeiro nos ambientes wire, RSS feeds ou em suas caixas de email. Os mecanismos de busca dão peso extra à parte superior da página, além de ser a primeira coisa que seu leitor vê.

E quando alguém compartilha seu press release em redes sociais, mais uma vez, é o título que está na frente e no centro – atraindo mais leitores potenciais à sua mensagem. Por estas razões, estou preparada para discutir o título o que, sem dúvida, é a parte mais importante do press release.

Dada a importância do título para atrair leitores, mecanismos de busca e interação social para o press release, eu acho que vale a pena peneirar os dados atuais para identificar as táticas que vão fazer seus press releases e outros conteúdos online mais eficazes, estou me baseando nos releases distribuídos pela PR Newswire.

 Resumindo, as dicas são:

  • Comprimento – títulos devem ter entre 90-120 caracteres (caracteres incluindo espaços, não palavras).
  • Palavras-chaves – coloque a palavra-chave mais importante no início do título, nos primeiros 65 caracteres.
  • Inclua números no título – leitores gostam de bases numéricas.
  • Utilize o subtítulo para adicionar mais detalhes.

 Comprimento do Assunto

Nossos resultados sugerem que o comprimento dos títulos desempenham um importante papel na atração de leitores e incentivam o compartilhamento social do press release. O comprimento ideal é de 90-120 caracteres.

Por que o tamanho é importante? Em primeiro lugar, o comprimento ideal do título também deve ser perfeito para compartilhar via Twitter. Nós, há muito tempo, temos aconselhado nossos clientes a escrever títulos “tweetáveis”. Eu tenho certeza do fato de que o comprimento médio dos títulos dos mais efetivos press releases deve corresponder ao comprimento de um Tweet, isso não é coincidência. Outras pesquisas que a PR Newswire têm feito com a Crowdfactory indicam que cada compartilhamento em mídias sociais provoca mais de duas visualizações do press release. Assegurar que os press releases sejam amigáveis ao Twitter deve ser uma premissa para todos.

Headline SEO: os primeiros 65 caracteres são fundamentais

Os títulos desempenham um papel importante na pesquisa dos mecanismos de busca sobre o conteúdo da página e, como mencionado anteriormente, os sites de busca dão mais peso ao conteúdo colocado no topo da página. Além disso, muitos web masters (incluindo os da PR Newswire) utilizam o título na title tag da web page que hospeda o press release. A  title tag é outra peça importante do SEO. Otimizar o título para os mecanismos de busca pode dar ao press release um impulso positivo de visibilidade.

 A otimização do título não é muito difícil; no entanto, pode exigir alguma ordem para repensar o título como estrutura, porque os mecanismos de busca indexarão apenas os 65 caracteres do título. Para capitalizar a verdadeira importância de um título, é vital colocar a palavra-chave mais importante na frase do título – e da direita para o início – bem dentro do espaço dos 65 primeiros caracteres.

 Uma nota importante sobre títulos – não é necessário abarrotar seu título com palavras-chaves.  Os mecanismos de busca são bons em reconhecer a linguagem natural e são rápidos para enterrar spams de palavras-chaves. Portanto, não exagere. Quando se trata de palavras-chaves, você não pode definitivamente ter muito de uma coisa boa. Táticas de SEO funcionam melhor quando você focaliza o seu press release em apenas uma ou duas palavras-chaves.

Utilize números no título (quando fizer sentido)

Um dos fatos mais surpreendentes que surgiu a partir desta pesquisa foi a constatação de que os press releases com números no título têm um desempenho melhor que aqueles sem números. Se o seu press release cita fatos numéricos, tais como resultados de pesquisa ou dados de desempenho, ou se (como este blog) oferece ao leitor X verdades imutáveis sobre (como inserir um assunto), informe os seus leitores sobre isso no título. Números no título transmitem tanto imediatismo (como uma data) ou fatos, aumentando a credibilidade de sua mensagem.

Use subtítulos para adicionar mais detalhes

Dado o que eu vejo através da distribuição wire a cada dia, muitas organizações (a minha própria incluída) devem achar o comprimento de título de 90-120 caracteres muito restritivo. A solução? Utilize um subtítulo para abastecer os detalhes adicionais, mas não tão importantes, que antes você colocaria no título. Você verá que isso fará com que seu press release fique visualmente mais atraente e dividirá os títulos em títulos curtos e subtítulos tornando mais fácil aos leitores digitalizar uma cópia, e dará a eles incentivo para leitura.

 Repensando o press release

Temos falado recentemente neste blog sobre a necessidade de repensar algumas táticas antigas de PR, e o release não é exceção. O público de hoje – incluindo os jornalistas e blogueiros no topo de suas listas de “pitch”, consomem conteúdo digital. Eles acham, compartilham e interagem com isso de maneira diferente de como eles faziam há alguns anos. As redes sociais permitem às pessoas encontrar e compartilhar conteúdo, abrindo novas oportunidades para as marcas se comunicarem diretamente com o seu público. E os mecanismos de busca estão usando sinais sociais em seus algoritmos de classificação, o que significa que o compartilhamento social pode ter um efeito duradouro sobre a visibilidade online da mensagem. Sendo assim, para que se possam aproveitar essas oportunidades, é preciso repensar a forma como se escrevem os press releases – a começar pelo título.

 Leituras indicadas:
Rethinking Press Release Tactics to Meet Evolving Audience Preferences
Press Releases Shared More on Facebook, But Twitter Drives 30 Percent More Views

 Author Sarah Skerik is PR Newswire’s vice president of social media, and is the author of the free ebook Unlocking Social Media for PR.

Tradução
Tatiana Meneses, Communications and Marketing Coordinator, Latin America

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 52 outros seguidores