Como conseguir visibilidade na rede

Este texto é uma adaptação de um artigo publicado no blog da PR Newswire Internacional em 23.05.2011 

A tecnologia muda tudo

A tecnologia modificou a forma como o mundo se comunica, e, neste contexto, a maneira como as empresas alcançam a mídia para obter visibilidade e publicidade. O e-mail possibilitou que uma mensagem seja entregue a milhares de destinatários ao mesmo tempo – feliz e infelizmente – e, em seu bojo, veio o poder de disseminação das redes sociais. Mas não é apenas isso: hoje, com o Google e seus similares, é viável indexar um texto ou um material e torná-lo disponível para seu público-alvo, sem que ele passe pelo crivo de qualquer tipo de edição.

Novas oportunidades

Isto posto, como podemos usar a tecnologia para melhorar o nosso relacionamento com a mídia e alcançar a visibilidade que precisamos para vender produtos e idéias com mais facilidade? Antes de mais nada, mídia social é o termo-chave. É fundamental ter uma estratégia de relacionamento para o twitter, por exemplo, seguindo, lendo e interagindo com formadores de opinião e profissionais de imprensa que interessam para seu negócio. Isto trará destaque, especialmente porque: 1 – Os repórteres poderão se lembrar de você e ouvi-lo com mais facilidade; 2 – Os repórteres estão usando as redes sociais para entrar em contato com as fontes.

O Google muda tudo

Quando as pessoas procuram por um novo produto e serviço, é muito provável que o primeiro passo delas seja recorrer ao Google ou a outros sites de busca – e elas fazem isso em uma escala muito maior do que recorrer a jornais ou revistas como fontes. Por isso, é vital ter um plano para se destacar neste ambiente.

A fórmula de classificação dos sites pelo Google é quase tão secreta como a receita da Coca-Cola ou do molho do Big Mac. No entanto, quase todos os gurus de SEO concordam que um fator-chave é o número de sites de qualidade que apontam para seu website. Então, se você for linkado por um amigo seu, isso é bom. Se você for linkado por seu vizinho, isso é bom. Mas, se você for linkado pelo Boston Business Journal, isso é fantástico.

Assim, para você obter isso, há basicamente duas maneiras:

1.       Escolha as palavras corretas.

2.      Envie seus releases para lugares que publiquem seus press-releases.

Palavras-chave mudam tudo

Saber usar a palavra certa é extremamente importante para ser bem sucedido ou não em buscas do Google. Se você se referir a si mesmo como “Guru do Marketing”, saiba que apenas 6.600 buscas por este termo são realizadas no Google mensalmente. Mas se você optar por “Especialista em Marketing”, este número subirá para 14.800 buscas e, se a escolha for “Consultor de Marketing”, a média pulará para 74 mil pesquisas/mês.

A mídia muda tudo

Quando distribuir seu conteúdo para a mídia, lembre-se de que há seções em sites que publicam releases na íntegra. A PR Newswire conta com diversos websites parceiros, que sobem os releases de clientes assim que eles são enviados. Para os websites, ter conteúdo é muito importante na hora de obter classificação no Google. E para você, quanto mais seu assunto for publicado, mais visivel você também estará nos sites de busca. É um ciclo.

Dispositivos mudam tudo

Muitos repórteres usam minúsculos telefones, em vez de computadores, para interagir com o mundo. E os celulares, por serem pequenos, mostram menos do que uma tela de um notebook. Por isso, ao enviar um e-mail marketing ou até mesmo um press-release, é preciso ter em mente o lugar onde ele será exibido. E-mails muito grandes, cheios de imagens, correm grande risco de nunca serem lidos até o fim.

O Youtube muda tudo

Por outro lado, a tecnologia abre muitas portas. Quantas pessoas não vemos na TV que nunca enviaram um comunicado à mídia ou um e-mail marketing? Há inúmeras histórias de gente que alcançou visibilidade postando um vídeo interessante no Youtube. Desta forma, a lição é simples: poste seu conteúdo na web. Se ele for bom, a chance de produtores e jornalistas irem ao seu encontro é alta. Aposte nesta perspectiva.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 45 outros seguidores